Curso de Extensão “Meninas com Ciência”

meninas-com-ciencia_final

O Curso de Extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional”, ministrado por biólogas, astrônomas, geólogas e educadoras do Museu Nacional – UFRJ, é voltado para meninas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O mesmo objetiva  discutir o papel das mulheres nas Ciências, incentivar a curiosidade sobre Geologia e Paleontologia, abordar o processo de construção do conhecimento nesses campos e divulgar os trabalhos desenvolvidos por mulheres nos mesmos.

As aulas serão ministradas aos sábados (18 e 25/03 01 e 8/04 ) de 9h30min às 17h, no Museu Nacional – Quinta da Boa Vista.

As inscrições acontecerão em meio eletrônico entre os dias 15 e 24/02, e o resultado será divulgado no dia 8/03, por meio do envio de mensagens eletrônicas para as meninas selecionadas.

O Curso é coordenado pelo Departamento de Geologia e Paleontologia – DGP e conta com a parceria da Seção de Assistência ao Ensino – SAE.

Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para: meninascomciencia@gmail.com

Para se inscrever, preencha o formulário a seguir.

Veja a programação completa!

Data Atividade
18/03 (manhã) Oficina 1: Mulheres na Ciência. Apresentação das pioneiras em Geologia e Paleontologia; Discussão sobre a representação de cientistas mulheres em divulgação científica e na mídia tradicional; Discussão sobre os sonhos das meninas, identificar se a carreira científica estaria nos planos; Abordar o crescimento do papel feminino na pesquisa brasileira dos últimos anos.
18/03 (tarde) Oficina 2: Conhecendo o Museu Nacional. Visita guiada pelas exposições do Museu Nacional, evidenciando a importância do Museu para a Ciência do Brasil e o papel das mulheres na Instituição.
25/03 (manhã) Oficina 3: Geologia. Manipulação de minerais e rochas didáticos, abordando como se formam os minerais, classificação dos grupos, Gemas, identificação de minerais e principais usos. Tipos de rochas, minerais formadores de rochas, como reconhecer as rochas, principais usos das rochas. Discussão com a pesquisadora sobre o trabalho de uma Geóloga e a crescente presença feminina nesta área.
25/03 (tarde) Oficina 4: Exogeologia. Origem dos corpos extraterrestres; como encontramos e reconhecemos meteoritos?, discussão sobre a rotina das pesquisas em meteorítica e trajetória da pesquisadora até tornar-se astrônoma.
01/04 (manhã) Oficina 5: Paleobotânica. Manuseio de fósseis didáticos, ensinando como as plantas se tornam fósseis; importância dos estudos; visita ao laboratório e discussão sobre a rotina em campo e o papel das mulheres na Paleobotânica do Brasil.
01/04 (tarde) Oficina 6: Paleopalinologia. O que é Paleopalinologia e para que serve. Visita ao laboratório com visualização de lâminas com microfósseis. Discussão sobre a rotina de trabalho e a presença das mulheres nesta área.
08/04 (manhã) Oficina 7: Paleovertebrados: Visita aos laboratórios, com fósseis acessíveis; atividade lúdica para reconhecimento dos grupos de vertebrados fósseis; discussão com a pesquisadora sobre a rotina de trabalho e carreira.
08/04 (tarde) Oficina 8: Preparo de fósseis de vertebrados. Visita ao laboratório, atividade lúdica sobre replicas de fósseis, importância do preparo dos fósseis para os estudos, discussão sobre a rotina de trabalho e a presença feminina nesta área.

45 Respostas para “Curso de Extensão “Meninas com Ciência”

  1. Parece muito interessante quero saber a trajetória das mulheres na ciência. E eu adoro pesquisar as rochas. Adoro ciências biologicas e geografia.

  2. Gostaria muito de ser escolhida, afinal, sempre quis participar de algum evento sobre ciência. Sempre quis ampliar os meus conhecimentos científicos, e acho que essa é a melhor maneira.

  3. Pingback: Girl power: curso ensina Geologia e Paleontologia para meninas·

  4. Sou a primeira astrofisica brasileira, agora aposentada. Fiquei surpresa com o anúncio de um curso para “meninas”. Se tivesse dependido disso, jamais teria feito o que gosto, ou seja, pesquisa em astrofísica.

    • Sueli, gostei muito desse seu texto: “O ponto importante que parece emergir dos dados discutidos sobre a baixa
      representação das mulheres em ciências, é o efeito do estereótipo de mulher que passa de geração em geração pelas próprias famílias. Para contrabalançá-lo, deve-se agir o mais cedo possível. Pais e também os professores em todos
      os níveis têm um trabalho importante a fazer mostrando, a cada oportunidade, que habilidade intelectual é independente do gênero e se adquire com treinamento. Para atingir crianças e despertar sua curiosidade, é importante falar não
      apenas sobre mulheres cientistas, mas também sobre os aspectos interessantes de cada ciência”. Disponível em: http://www.mast.br/pdf_volume_2/astronomia_brasileira_no_feminino.pdf

  5. Muito interessante esse tipo de curso, principalmente a temática, acho que futuramente vocês deveriam abrir para o ensino médio, especificamente para o terceiro ano. Fica a dica aí!

  6. Estou muito ansiosa!! Quero muito fazer,eu falei pra minha mãe que quero ser bióloga mas ela me disse que tem muitas areas da biologia e que eu tenho que saber o que eu quero estudar,ainda não sei.Quando minha mãe falou deste curso e vi que podia mexer com fossil gostei.

  7. Quando minha mãe me falou sobre o curso fiquei muito animada ,vou conhecer mulheres que são,e foram referências ,saber mais sobre Geologia que estou amando, acho que vai ser incrívelllll.

  8. Estou muito animada! Espero que eu seja selecionada! Adoro história e ciências, sou a favor da igualdade de gêneros então o curso parece um sonho pra mim!!!!

  9. `Poxa vida. Ficamos sabendo desse curso somente hoje. É uma pena pois minha filha, aos 13 anos é apaixona por ciência. E as inscrições ja encerraram…

  10. Bom dia, a minha filha está no 8º ano e pretende seguir a carreira de Astronomia, gostaria de saber se haverá lista de espera ou se ela pode assistir como ouvinte ao curso. Parabéns e sucesso.

    • Prezado, só poderão participar do Curso as meninas que se inscreveram no prazo. Temos um n° de inscritas muito superior ao n° de vagas, logo não há espaço para ouvintes. Agradecemos pelo seu interesse e desejamos poder contemplá-los em outra oportunidade. Att, Andréa

  11. Bom dia! Minha filha fez a inscrição e está muito ansiosa com a divulgação do resultado. Vocês irão fazer o contato ainda hoje mesmo ? Iremos receber informação tanto positva como negativa ? Estamos aqui na torcida. Muito obrigada.

      • Prezada, o 477 não foi sorteado. Foram sorteados para participar do Curso, os números:
        215, 199, 32, 193, 168, 21, 62, 182, 229, 93, 116, 162, 24, 119, 103, 90, 114, 59, 173, 29, 61, 4, 209, 186, 108, 76, 183, 127, 55, 146, 441, 472, 514, 387, 490, 353, 464, 479, 258, 499, 420, 266, 495, 323, 506, 399, 344, 390, 320, 485, 461, 396, 392, 328, 421, 361, 311, 331, 248, 439
        Foram sorteados para compor a Lista de Espera, os números:
        195, 204, 226, 104, 153, 228, 177, 17, 178, 113, 269, 408, 296, 367, 376, 239, 284, 489, 475, 425

    • Prezada, por favor leia o texto que publicamos hoje. Informamos que 523 meninas se inscreveram!!! Todas que se inscreveram no prazo foram aceitas para concorrer as vagas. Triplicamos o n° de vagas do curso para atendermos 60. Não existe curso para 500 pessoas, logo resolvemos fazer um sorteio. Todo o sorteio foi explicado antecipadamente (na tarde de hoje), cada candidata recebeu um número. Informamos o horário do sorteio e o transmitimos on-line. (Ele está gravado e disponível no Facebook da Seção de Assistência ao Ensino). Fizemos o possível para atender o maior número possível de meninas e esperamos fazer mais encontros para contemplar aquelas que não foram sorteadas nesse momento. Contamos com a sua compreensão. Att, Andréa

  12. Boa Noite, achei a iniciativa desse projeto maravilhoso, mas muita meninas que não foram sorteadas ficaram triste como minha filha que queria muito participar. Será que não teria como realizar outros encontros para contemplar outras meninas?
    Desde já, obrigada. Att. Gisele Gama

    • Prezada, Trabalharemos para, ainda esse ano, realizar atividades que possam contemplar aquelas que não foram sorteadas. Conte conosco! Um abraço.

  13. Estou muito feliz, pois fui sorteada para essa oportunidade maravilhosa que trará muita felicidade para minha vida, afinal, adoro ciência, principalmente paleontologia!

  14. Boa tarde , gostaria de saber se haverá, mais cursos desses ainda esse ano pois me interessei muito para minha filha.
    É se é possível ela ainda participar das próximas.
    Obrigada pelo retorno.
    Admiro muito o trabalho de vcs.

  15. Eu achei incrível minha mãe vai fazer minha inscrição então eu fui pesquisar então encontrei esse site adorei espero que se eu for fazer a aula seja maravilhosa

Deixe um comentário