Procedimentos para Empréstimo

Antes de realizar o pedido, gostaríamos que atentassem às seguintes informações:

Prazos

      O material  ficará emprestado pelo prazo máximo de 10 dias úteis. Após este prazo, a instituição ou o indivíduo responsável pela retirada do material ficará impedido de fazer uso da coleção durante 6 (seis) meses. Em caso de dano do recipiente (vidro ou caixa), a substituição deverá ser feita por outro similar no ato da devolução. Se houver dano aos itens retirados, a instituição ou responsável pela retirada do material ficará impedida de fazer novo empréstimo durante 6 (seis) meses.

Limite de itens retirados da coleção

      A cada empréstimo, só poderá ser retirado 1 (um) item de cada “espécie”.

Informação importante

   O uso do material das coleções Zoológica, Paleontológica e/ou Geológica para empréstimo da SAE em atividades educacionais e culturais sem fins lucrativos ocorrerá sem ônus para o requisitante. No caso de uso da Coleção em atividades com fins lucrativos, haverá cobrança de taxa a ser paga via Sociedade de Amigos do Museu Nacional – SAMN.

Como é feito o agendamento?

   Visando facilitar o acesso ao nosso acervo e dinamizar os procedimentos para empréstimo, solicitamos o agendamento de sua visita para escolha e retirada do material, através do preenchimento do formulário ao final da página. O atendimento ocorrerá somente mediante preenchimento deste formulário. No dia agendado, dirija-se à portaria de funcionários do Museu Nacional e solicite o contato com a SAE. Esteja de posse também de toda a documentação necessária descrita a seguir.

Documentação necessária

    O empréstimo é feito tanto à pessoa física quanto jurídica, mediante o preenchimento de uma guia de empréstimo e apresentação dos documentos originais ou da entrega de cópias da documentação solicitada.

   Documentação para retirada por Pessoa Física

–  RG do/a requisitante;

– Comprovante de residência do/a requisitante;

– Preenchimento e assinatura de uma guia de empréstimo (a ser feita no museu).

    Documentação para retirada por Pessoa Jurídica

– Apresentação de um ofício em papel timbrado e assinado pelo/a responsável pela instituição. (oficio-pessoa-juridica-coleçoes-sae)

– Cópia do RG da pessoa que fará a retirada do material;

– Preenchimento de uma guia de empréstimo (a ser feita no museu).

Todos os agendamentos devem ser feitos pelo endereço: https://sae.museunacional.ufrj.br/termos-de-uso/

Qualquer dificuldade pode entrar em contato conosco diretamente pelo email: colecaodidatica@mn.ufrj.br
Forte abraço

17 Respostas para “Procedimentos para Empréstimo

  1. Prezados, boa tarde!

    Gostaria de parabenizar a funcionária Sheila, pela presteza, conhecimento, empenho e boa vontade demonstrada, quando buscamos atendimento na SAE.

    Silvia Medina (mãe da aluna Julia Medina)

    • Prezada senhora,

      Seus elogios foram repassados à servidora Sheila Villas Boas. Ficamos felizes com essa mensagem.

      Cordialmente,
      Andréa Costa

  2. Gostaria de elogiar o atendimento feito pelo SAE ,principalmente a funcionária Fernanda, que além de muito atenciosa e agradável ,não mede esforços para ajudar no que precisamos em relação ao empréstimo . Nota 10 !

  3. Boa Tarde, gostaria de saber se teria como eu conseguir material (Aves) para sexta(25/11), já que na data disponibilizadas pelo blog,só tem a partir do dia 29/11 e, se poderia comparecer amanhã para escolher o material.
    Agradeço desde já a compreensão.

    ATT., Renan

  4. Prezados senhores, boa noite.
    Parabéns pela iniciativa!
    Sou professor em Nova Friburgo e gostaria de saber se há a possibilidade de alguns kit´s ficarem disponíveis para empréstimo no Campus da UERJ, aqui em Nova Friburgo. Assim as escolas de nossa região poderiam ser contempladas com maior facilidade.
    Muito obrigado.
    João Levy

    • Prezado Prof, qualquer pessoa/instituição pode retirar material conosco, basta agendar a retirada e se cadastrar. Aguardamos o seu contato. Até breve!

    • Sim, já começamos os empréstimos. Devido à enorme procura, no momento tempos poucos horários para atendimento em março. Em poucos dias disponibilizaremos a agenda de abril. Um abraço, Andréa.

  5. Boa noite,
    Não consigo fazer um agendamento.
    Não tenho opções de datas a partir de 29/05.
    Gostaria de reservar os mamíferos e aves .
    Sou professora da Educação infantil UFF em Niterói. Estamos trabalhando com animais da fauna brasileira.
    Poderiam me ajudar no agendamento?

    • Olá Juliana, abrimos as datas de agendamento da coleção, todo dia 22. As datas de Junho já estão disponíveis para agendamento, aguardamos seu contato.

  6. Boa tarde.
    Preciso saber se vai haver agenda para empréstimos na semana que se inicia em 11/03/2019 que é a primeira após o carnaval, pois na ocasião iremos organizar a semana de Biologia no Cederj – Campo Grande. Desculpe tanta antecedência, mas estamos organizando o cronograma e queria dispor da coleção que foi um sucesso na última realizada.

    Desde já agradeço a atenção.

    • Olá, Carlos
      Abrimos nossa agenda próximo ao dia 20 de cada mês. Utilizamos esse sistema para poder organizar as ações da coleção com outras propostas de educação museal realizadas pelo setor educativo. Não poderíamos confirmar uma data tão distante, mas podemos manter contato e nos organizar de maneira a atender a essa demanda colecaodidatica@mn.ufrj.br. Aguardamos seu email.

Deixe um comentário