Coleção Geológica

      Desde que o Planeta Terra foi formado há 4,5 bilhões de anos aproximadamente, diversos processos e eventos geológicos de formação de cadeias de montanhas, vulcões, oceanos e continentes vem ocorrendo ininterruptamente. Para ajudar a contar essa história, vestígios desses processos são registrados nos elementos naturais existentes desde o início da formação do nosso planeta: as rochas. Elas nos ajudam a contar cada momento da história do lugar onde vivemos, da configuração atual dos continentes ao surgimento e evolução da vida terrestre. Também é delas que tiramos a base da nossa atividade econômica e do desenvolvimento tecnológico, a partir da exploração de minérios e de materiais voltados à construção civil. E não podemos nos esquecer de dois elementos essenciais à vida na Terra: água e alimento. É nas rochas onde a água potável que consumimos fica armazenada (nos aquíferos) e é a partir delas que se formam os solos onde cultivamos nosso alimento.

      Reconhecendo esse valor que as rochas apresentam, a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional está lançando a Coleção Didática Geológica para trazer esse conhecimento para mais perto do público e para se fascinarem com as histórias que elas podem contar. São mais de 450 exemplares dentre rochas ígneas, sedimentares e metamórficas e alguns dos principais minerais formadores de rocha, além de kits de minerais com mais de 10 amostras pré-selecionadas, todas disponíveis para empréstimo.

     Para realizar o pedido de empréstimo, o solicitante deve estar atento às regras de empréstimo, possuir toda a documentação necessária em mãos no ato da retirada do material e preencher o formulário online na aba Agendamento para Empréstimo . A descrição completa deste procedimento se encontra nesta mesma aba.

      Para ajudar na escolha das amostras ao solicitar o empréstimo, acessem a galeria de fotos no Flickr clicando no logo abaixo, que contém fotos de alguns dos exemplares disponíveis, com suas respectivas numerações.

flickr

Anúncios