Coleção Zoológica

       A Seção de Assistência ao Ensino dispõe de uma Coleção Zoológica com mais de 1.500 lotes que representam os biomas brasileiros nos principais grandes grupos zoológicos. É composta por poríferos, cnidários, platelmintos, anelídeos, moluscos, equinodermos, peixes, répteis, anfíbios, aves, mamíferos, partes anatômicas e fetos humanos. O material encontra-se em meio líquido, taxidermizado ou montado em caixas de madeira.

      Esta coleção foi idealizada a partir de 1931 por iniciativa de Roquette Pinto, então diretor do Museu Nacional. Sua criação fazia parte de uma das suas várias estratégias para a difusão da educação no país e para o acesso da população ao conhecimento científico. Ao longo das décadas, a SAE manteve esse princípio, buscando expandir a coleção por meio da demanda das instituições de ensino que usufruem dela e facilitando o acesso a esse material.

       Para realizar o pedido de empréstimo, o solicitante deve estar atento às regras de empréstimo, possuir toda a documentação necessária em mãos no ato da retirada do material e preencher o formulário online na aba Agendamento para Empréstimo . A descrição completa deste procedimento se encontra nesta mesma aba.

       Para ajudar na escolha das amostras ao solicitar o empréstimo, acessem a galeria de fotos no Flickr clicando no logo abaixo, que contém fotos de alguns dos exemplares disponíveis, com suas respectivas numerações.

    Clique no logo do PDF a seguir para ter acesso à publicação “Possibilidades educativas através da Coleção Zoológica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional”.

flickrpdf

 

Anúncios