Coleção Didática e Acessível

A coleção didática e a coleção acessível do Museu Nacional

Edital: 02/2013 – PRÓ- CULTURA E ESPORTE

Coordenador: Fatima Denise Peixoto Fernandes

Bolsistas:

Rafael Nascimento de Carvalho – Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas UFRJ e Bolsista PIBEX

Kleber Villaça Pedroso – Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas UFRJ e Bolsista PIBEX

Resumo:

Esse projeto pretende a revitalização da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ para que essa consiga promover um acesso mais amplo e democrático às ciências naturais por meio de ações concretas e relacionadas entre si. A reestruturação, modernização, ampliação e divulgação da Coleção Didática – voltada para empréstimo a escolas e outras instituições de ensino permitirá levar informações científicas a comunidades que tem pouco, ou nenhum, acesso a museus de ciência. A organização da coleção acessível, assim como a criação de um espaço de ciência acessível permitirá o acesso e o manuseio desse acervo ao público do Museu Nacional/UFRJ, notadamente as pessoas com deficiência visual e com necessidades educacionais especiais. A criação, implementação, manutenção e divulgação de um banco de dados com os itens da coleção didática e da coleção acessível facilitará o trabalho de educadores e poderá servir de base para criação de material didático para esse mesmo público. Assim, acreditamos que será posível estimular a informação científica em diversos setores da sociedade.

Objetivos:

  • Promover um acesso mais amplo e democrático às ciências naturais por meio da revitalização da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional – UFRJ com materiais e processos que estimulem amplos setores da sociedade.
  • Reestruturar, modernizar e ampliar o acesso das Coleções Didático/Científicas de Empréstimo do Museu Nacional, com ênfase na Zoologia, Paleontologia e Geologia. Permitindo, assim, que a atividade de empréstimo de itens da coleção de empréstimo a escolas e outros espaços de cultura seja ampliado e tenha melhor qualidade de atendimento.
  • Criar um espaço de ciência acessível, onde materiais de acervo, devidamente selecionados, poderão ser tocados e manuseados pelo público. Todos os visitantes, notadamente os cidadãos com necessidades especiais poderão usufruir o rico acervo do Museu Nacional.
  • Criação, implementação e manutenção de um banco de dados com os itens da coleção didática e da coleção acessível. Essa base de dados poderá ser usada para criação de material didático, além da possibilidade de ser usado por educadores e pesquisadores, tornando-se rico material de divulgação científica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s