7/09 |Palestra: LEOPOLDINA – a mulher na Independência do Brasil

Como forma de comemorar um dos mais importantes feriados nacionais, realizaremos no dia 7 de setembro, às 11h, no Museu Nacional, a palestra “LEOPOLDINA – a mulher na Independência do Brasil”.

leopoldina_cartaz

A palestra abordará a criação de Leopoldina, sua viagem para o Brasil, a adaptação, suas impressões acerca da Quinta da Boa Vista a partir de descrições enviadas à irmã e, é claro, sua atuação com o processo da Independência do Brasil.

O palestrante convidado é Paulo Rezzuti, autor de vários livros sobre a família imperial, dentre eles: “D. Leopoldina – A História Não Contada – A Mulher Que Arquitetou a Independência do Brasil” (Editora Leya, 2017).

Para participar é preciso realizar pré-inscrição por meio do preenchimento de um formulário eletrônico.

Projeto “O Museu já foi Palácio”

Foi desenvolvido pela Seção de Assistência ao Ensino  para atender a uma das principais demandas do público visitante do Museu Nacional. Este possui grande interesse por discussões acerca dos homens e mulheres que residiram ou frequentaram o Paço de São Cristóvão, que desde 1892 abriga o museu. O projeto assumirá, inicialmente, um caráter mais biográfico e, ao longo do tempo, incorporará as contribuições do público, que participará da construção contínua do projeto, indicando personagens e temas relacionados ao Brasil Império que sejam de seu interesse.

Paulo Rezzuttti

É arquiteto, historiador, youtuber e escritor. É membro dos Institutos Históricos e Geográficos de São Paulo e de Campos dos Goytacazes. Foi consultor do trabalho arqueológico que estudou os remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil, sendo o responsável pelo trabalho de retirada do esquife da Imperatriz D. Amélia. Ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, em 2016, com o livro D. Pedro, a história não contada. É autor de vários livros, dentre eles: Titília e o Demonão. Cartas inéditas de d. Pedro à marquesa de Santos; D. Leopoldina, a história não contada. A mulher que arquitetou a Independência do Brasil e Domitila, a verdadeira história da marquesa de Santos.

paulo rezzutti_palestrante

32 Respostas para “7/09 |Palestra: LEOPOLDINA – a mulher na Independência do Brasil

    • Prezada, a confirmação da pré-inscrição foi enviada automaticamente após à conclusão do preenchimento do formulário. A confirmação de disponibilidade de vaga só acontecerá no 31, após sorteio. Temos mais inscritos do que vagas disponíveis. Grata pela compreensão e interesse. Att, Andréa Costa

    • olá gostaria de fazer a inscrição para o dia 7 de setembro para palestra LEOPOLDINA-a mulher na independencia do BRASIL
      aguardo resposta e maiores informações

      • Olá! As pré-inscrições online foram encerradas em 29/08/2018, conforme divulgado. Att, Aline Miranda.

  1. Porque não conseguindo realizar a inscrição na palestra do Sr. Paulo Rezutti. Uma Minerva, obrigada Minervas pelo esclarecimento para eu poder realizar a inscrição. Trava o iPad logo após eu digitar o email

  2. Seria importante para todos os brasileiros e para o mundo a divulgação da vida de nossa Imperatriz. Era uma mulher à frente do seu tempo.
    Ficarei grato se for agraciado com a oportunidade de participar desta palestra.

    • Olá, Denise! Preencha o formulário disponível nesta página para se inscrever e aguarde a confirmação no dia 31 de Agosto. Att. Aline Miranda.

  3. Ola, me inscrevi para a palestra com o meu celular mas queria inscrever meus tios, tmbm, para a palestra de paulo rezzutti no museu, porem nao estou conseguindo com o mesmo celular fazer a inscriçao deles. O que faço?

  4. A palestra está confirmada? Será remanejada para outro local? Creio que esta é a oportunidade de mostrar ao mundo que o MN não morreu, afinal seu maior patrimônio está salvo: os profissionais altamente qualificados que fazem parte do corpo funcional do Museu.

  5. Gente, o Museu Nacional pegou fogo no dia 02 de setembro com praticamente perda total dos bens históricos e culturais e no dia 07 de setembro, será realizada uma palestra, para falar sobre o bicentenário do Museu.
    Como assim?
    Como esta palestra será realizada no Museu?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s