Inscrições até 8/01 | “De férias com a ciência” no Museu Nacional

Entendendo a criança como cidadã plena de direitos, dentre eles o de usufruir os museus de ciência, realizaremos no período de 22 a 26 de janeiro, no Museu Nacional, um curso gratuito, com duração de 15h, exclusivamente para crianças de 5 a 7 anos. O mesmo tem como objetivos estimular a criatividade, a curiosidade e a ampliação de conhecimentos em Astronomia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Arqueologia e Etnologia. Serão realizadas visitas às exposições, caminhada pelo Horto Botânico, conversa com cientistas, oficinas de mumificação e de instrumentos musicais, dentre outras atividades. Todas as atividades serão desenvolvidas e supervisionadas por pedagogas, educadoras e estudantes de graduação vinculados ao setor educativo do Museu Nacional.

cartaz tem criança no museu 2018_png

Programação

 DIA 1 | Astronomia | Os cursistas serão introduzidos à origem do Sistema Solar e do planeta Terra, por meio de oficina com meteoritos, observação do sol por telescópios e outros equipamentos, bem como sessão de planetário (Parceria: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST).

DIA 2 | Paleontologia | As crianças serão convidadas a explorar a história da vida na Terra a partir de investigações nas salas de paleontologia, participarão da simulação de uma escavação e criarão seus próprios dinossauros e outros animais extintos usando peças de EVA coloridas com formas geométricas, dentre outras atividades.

DIA 3 | Arqueologia | Os participantes explorarão a origem de nossa espécie e o fantástico universo do Egito Antigo. Em um primeiro momento serão introduzidas à Arte Rupestre, aos materiais utilizados pelos homens das cavernas e aos registros deixados por eles e que hoje podem ser vistos em sítios arqueológicos brasileiros. Conhecerão, por meio de uma divertida brincadeira, o mito de Osíris e confeccionarão máscaras para contar essa história. Aprenderão, por meio de atividade prática, como era realizado o processo de mumificação.

DIA 4 | Zoologia e Botânica | Participantes se aproximarão do fazer científico. Serão estimulados a construir suas próprias hipóteses, a partir da observação e experimentação, proporcionadas pelo contato direto com os espécimes zoológicos e botânicos. Por meio de atividades práticas, serão abordadas as características físicas e comportamentais dos diversos grupos de animais e plantas.

DIA 5 | Etnologia Indígena | Nesse dia a proposta será a de explorar o universo infantil das etnias Karajá e Ticuna. Ouvirão histórias acerca dos mitos e lendas desses povos e, inspiradas pela exposição do Museu Nacional, serão convidadas a modelar e criar instrumentos e objetos ligados aos objetos expostos.

Cronograma

2 a 8 de janeiro | Realização de pré-inscrição. Será feita em meio eletrônico aqui no Blog da SAE

Link para inscrever estudantes de escolas públicas

Link para inscrever estudantes de escolas particulares

10 de janeiro | Serão sorteadas  15 crianças que estudam em escolas públicas e outras 15 vinculadas à instituições privadas de ensino. O sorteio será transmitido ao vivo pela página de Seção de Assistência ao Ensino no Facebook.

15 e 16 de janeiro | Inscrição presencial (exclusiva para os sorteados)

22 a 26 de janeiro | Realização das atividades do “Tem Criança no Museu: de férias com a ciência”

E-mail para contato: feriasnomn@gmail.com

Veja fotos da edição de 2017.

11 Respostas para “Inscrições até 8/01 | “De férias com a ciência” no Museu Nacional

  1. Tenho 2 filhos e só consegui cadastrar um, como faço para cadastrar o segundo filho.

    • Prezado/a, Você poderia usar outra conta de e-mail para inscrevê-lo? Caso não seja possível, me informe, por favor, para que eu possa pensar em outra alternativa. Cordialmente, Andréa

  2. Gostaria de saber se há programa para surdos? Sou de um ministério com surdos da igreja Batista em Santa Cruz e os surdos membros de lá não conhecem ou nunca foram a muitos lugares e sempre que possível os levamos para um passeio no Rio de Janeiro. São ótimos adolescentes que só conhecem Santa Cruz, por caso haja alguma programação para eles não precisa se preocupar com intérpretes pois nos fornecemos os do próprio ministério. Desde já agradeço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s