192 anos de D. Pedro II

192 P II LongoPara comemorar o aniversário do último imperador do Brasil, a Seção de Assistência ao Ensino realizará atividades com o público sobre a história da família imperial. Será realizada às 11h, 14h e 16h, a visita educativa intitulada “O Museu já foi Palácio”. Ao longo do dia realizaremos também oficina de máscaras tendo como tema Pedro II e sua família. As atividades ocorrerão no domingo, dia 03/12, no Museu Nacional, que fica aberto de 10h às 17h, na Quinta da Boa Vista. No mesmo dia e local, a partir das 10h, será realizado pelos servidores técnicos-administrativos da UFRJ que estão em greve, um ato contra as reformas trabalhista, previdenciária e por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

No dia 02 de Dezembro de 1825, nasceu Pedro de Alcântara, que mais tarde receberia o título de Dom Pedro II. O filho do imperador D. Pedro I e da imperatriz D. Maria Leopoldina nasceu no Paço de São Cristóvão, que hoje sedia o Museu Nacional.  Aos 5 anos de idade foi coroado imperador do Brasil, mesmo sendo menor de idade. Enquanto não podia exercer seus poderes de imperador, existiram diferentes regentes que governavam em seu nome.  Em 1840, foi emancipado para que pudesse assumir o trono aos 14 anos de idade. Permaneceu como imperador do Brasil por 48 anos, sendo o governante que exerceu o cargo por mais tempo em toda a história do país.  Após a proclamação da República em 1889, a família real se exilou na Europa e D. Pedro II não retornou mais ao Brasil até sua morte em 1891.

Amante das ciências, D. Pedro II participou de estudos sobre diversas áreas  do conhecimentos, tais como  Astronomia e Arqueologia. O imperador foi considerado patrono da Astronomia e das ciências no Brasil, por seu importante papel no desenvolvimento cientifico do país. Investiu recursos, até mesmo particulares, em coleções e instrumentos científicos. Foi reconhecido internacionalmente como uma figura importante por cientistas e filósofos com quem mantinha contato. Com tantos motivos para celebrar, convidamos a todos para participar do 192º aniversário de D. Pedro II no Museu Nacional!

Uma resposta para “192 anos de D. Pedro II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s