Parabéns para a SAE: 90 anos de resistência!

Confira o que rolou nas comemorações do aniversário do setor educativo mais antigo de um museu no Brasil.

No último dia 15 de Outubro, a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional completou 90 anos. O aniversário do setor educativo mais antigo de um museu no Brasil foi um evento histórico. Com direito a uma programação especial, não faltou alegria e emoção.

O domingo foi repleto de atividades para o público. As crianças aprenderam mais sobre mumificação na oficina de “Decifrando o Egito Antigo”.  A história do Paço de São Cristóvão e da família real foi contada na visita “O Museu já foi Palácio”. Além disso, as famílias puderam conhecer mais sobre Astronomia com o planetário inflável e os telescópios de observação do Sol trazidos pelo MAST.

Atividades realizadas com o público no dia 15 de outubro.

No dia seguinte (16), o evento “90 anos da SAE: Educação museal e setores educativos” trouxe uma programação intensa e emocionante para os profissionais e estudantes da área. A abertura foi realizada pela diretora do Museu Nacional, a Profª Cláudia Carvalho que destacou a importância do setor educativo na instituição.  A primeira mesa-redonda “Trajetórias da Educação Museal” colocou em discussão o histórico e as políticas públicas para a educação museal. À tarde, mais uma mesa-redonda com título de “Museus e seus Setores Educativos: lugares da educação museal” reuniu profissionais de diversos museus para apresentarem seus programas educativos. A SAE foi mencionada como um espaço de resistência para a educação museal. Foi lançada a publicação “Crianças no Museu: Mediação, Acessibilidade e Inclusão/ Museu de Ideias – Edição 2016” organizada por integrantes do grupo Museu de Ideias.

Evento realizado no dia 16 de outubro

O fundador da SAE Edgard Roquette-Pinto foi homenageado com uma mesa (“Roquette-Pinto – educação, ciência e divulgação científica no Brasil”) inteiramente dedicada a contar sua história, seguida de uma sessão de autógrafos em sua biografia pelo autor, seu neto, Cláudio Roquette Bojunga.  O momento mais emocionante do dia foram as homenagens prestadas às importantes figuras do campo da educação museal e divulgação científica, como Guilhermina Guabiraba Ribeiro (SAE/MN), Maria Esther Valente (MAST), Ronaldo de Almeida (MAST), Oneida Enne (Praça da Ciência/CECIERJ) e Andres Salomon Cohen Sebilia (SESC). E é claro que teve bolo! Viva a SAE!bolo

Equipe comemora os 90 anos da SAE

Texto de: Aline Miranda (SAE/MN)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s