Decifrando o Egito Antigo nos 90 anos da SAE

No dia 15 de outubro de 2017, contamos mais um aniversário da SAE (Seção de Assistência ao Ensino). Para este dia, planejamos a Oficina Egito Antigo, que propunha às crianças visitantes do Museu Nacional um pouco de conhecimento sobre o Egito.

Após recebermos as crianças numa sala, elas eram convidadas a sentarem-se no chão, numa roda. Explicamos a elas a que se destinava a oficina e seguíamos com a contação do Mito de Osíris, que relata a história da primeira mumificação. Durante a contação, incentivávamos a participação das crianças por meio de perguntas e elas, sentindo-se à vontade, ajudavam a história através de seus argumentos e falas.

Seguindo nesse enredo, entregamos às crianças kits com alguns objetos, para mostrarmos na prática, como era realizada a mumificação. Esses kits continham copos de plástico transparente, que simulavam os vasos canopos, além de bonecas que tinham em seus corpos, órgãos em EVA colados com velcro. As crianças deveriam retirar os órgãos dessas bonecas, guardá-los em cada vaso canopo correspondente e enrolar as bonecas em ataduras para finalizar a mumificação. Durante todo esse processo fomos auxiliando as crianças, explicando o passo a passo dessa atividade.

Realizado esse processo de mumificação, havia três tipos de máscaras separadas para as crianças: de uma Rainha, de um Faraó e de Deus Anubis. As crianças escolhiam uma de seu agrado, além de algum material artístico já previamente separado (como por exemplo, cola colorida, canetinha e giz de cera) e iniciavam uma pintura. As máscaras mais escolhidas pelas crianças foram as da rainha e a de Anubis, pois eram as que elas mais conheciam.

Para a culminância dessa oficina, as crianças subiam conosco em direção à sala do Egito Antigo para visitar e estabelecer um paralelo entre mito e realidade.

A oficina permaneceu o dia todo, acontecendo em quatro horários: de 10h30 às 12h, de 12h30 às 14h, de 14h30 às 16h e de 16h30 às 18h. Cerca de 27 crianças com a faixa etária de 5 a 10 anos prestigiaram a SAE com suas presenças.

 

Texto de: Fabiana Nascimento (SAE/MN)

 

 

Deixe um comentário