Concluído o Curso “Meninas com Ciência”

O dia 1° de abril foi dedicado ao tema Paleovertebrados. O dia começou com uma discussão sobre a rotina de trabalho, carreira e a presença feminina nesta área. Ao longo do sábado foram realizadas visitas aos laboratórios, apresentação de fósseis acessíveis e atividades lúdicas relacionadas à réplicas de fósseis e reconhecimento dos grupos de vertebrados. Também foram abordados o preparo de fósseis e a importância do mesmo para os estudos científicos.  As atividades foram coordenadas pela bióloga Luciana Carvalho e conduzida por ela e por várias outras técnicas e alunas de pós-graduação do Museu Nacional. As professoras que acompanharam as cursistas são graduandas, mestras e doutoras em Geologia e Zoologia.

Já no dia 8 de abril, as cursistas puderam conhecer a trajetória e as pesquisas conduzidas pela Professora Dra. Norma Cruz, paleontóloga que atua na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, desde 1970.

Esse dia foi dedicado, também, à Astronomia, mais especificamente à meteorítica e à palinologia. Conduzido pela Professora Betty Zucolotto, ocorreu um bate-papo sobre a origem dos corpos extraterrestres e sobre como são encontrados e reconhecidos os meteoritos. A professora promoveu, ainda, uma discussão sobre a rotina das pesquisas em meteorítica e sobre a trajetória da pesquisadora até tornar-se astrônoma.

Além da visita ao laboratório de meteorítica, um dos pontos altos dessa incursão no universo dos “fósseis do Sistema Solar” foi aquele em que as meninas puderam usar detectores de metal de verdade para tentar localizar supostos meteoritos escondidos no Jardim das Princesas. Desse modo, as cursistas puderam vivenciar momentos análogos àqueles enfrentados pelas pesquisadoras da área.

Em paralelo, foi realizada a Oficina de Paleopalinologia conduzida pelas pesquisadoras associadas e  bolsistas de pós-graduação do Laboratório Paleoecologia Vegetal – LAPAV Natália de Paula Sá, Viviane Segundo Faria Trindade e Taisa Camila Silveira de Souza. Essa oficina teve como mote a apresentação da paleopalinologia e de suas aplicações. As cursistas puderam visitar o laboratório e visualizar lâminas com microfósseis.

No fim do dia, com uma confraternização oferecida pelos responsáveis das cursistas e pela equipe da coordenação do Projeto, encerramos a primeira edição do Curso de Extensão “Meninas com Ciência”. Tudo indica que será a primeira de muitas!

2 Respostas para “Concluído o Curso “Meninas com Ciência”

  1. Parabenizo toda a equipe por esse trabalho espetacular oferecido as “futuras” cientistas de nosso Brasil. Aguardo ansiosamente, pela oferta desta oportunidade, à abertura de vagas ( para ambos os gêneros) , a fim de proporcionar o acesso ao conhecimento científico a todos igualmente.

    • Prezada Valéria, agradecemos pelo apoio. Só gostaríamos de frisar que a realização de um Curso de Geologia voltado exclusivamente para meninas tem como o objetivo a promoção da equidade, haja vista a presença inferior de mulheres no referido campo de pequisa. Se ignoramos as desvantagens de alguns grupos não estamos promovendo a igualdade, nem a justiça. Att, Andréa Costa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s