Tem criança no Museu! Paleontologia

Apertem os cintos que no nosso primeiro dia estávamos a postos para brincar e aprender sobre os dinossauros! Caracterizados com o colete e o chapéu típicos de paleontólogos, nossos mediadores e servidores recepcionaram responsáveis e crianças na entrada do Museu Nacional para o credenciamento.

dscn2340

Algumas crianças chegavam pulando, sorrindo e se diziam muito animadas para aprender sobre os dinossauros — a mãe de um dos pequenos contou, inclusive, à nossa equipe que a animação de seu filho vinha da vontade dele de um dia se tornar paleontólogo. Outras mães não esconderam que seus filhos estavam com medo dos dinossauros, mas também muito curiosos e animados para se aventurar com os novos coleguinhas.

Após receberem, cada uma, um crachá, as crianças foram direcionadas ao auditório para assistirem curtas sobre dinossauros enquanto conversavam com nossos mediadores. Esse momento, além de acalmar as crianças que iam chegando, serviu para que conquistássemos um pouco da confiança delas e fôssemos conhecendo seus nomes, idade, o que gostavam de fazer, suas expectativas para o evento.

dscn2342

Quando o relógio marcou 13h30, demos início a nossa primeira atividade: disponibilizamos papel, cola, tesoura, lápis de cor e folhas de EVA cortadas em formatos geométricos para que cada criança pudesse criar o seu próprio dinossauro. Sentadas à mesa, cada uma pôde exercer livremente a sua criatividade para criar um animal mais fofo do que o outro. Na hora de apresentar o seu, sugerimos que cada um nomeasse o seu próprio dinossauro e teve de tudo: “Michassauro”, “Dinossauroluísa”, “Miguel-Rex”.

Seguindo a programação, levamos as crianças até a exposição “Arte com Dinossauros”. Lá elas puderam circular pela sala, tocar e ver bem de perto cada detalhe dessas réplicas de dinossauros. Maurílio Oliveira, paleoartista autor das peças ali expostas, auxiliou as crianças, explicou sobre a paleoarte e ainda desenhou três diferentes dinossauros com elas. T-Rex, o dinossauro mais famoso devido aos filmes hollywoodianos como a sequência Jurassic Park, foi o primeiro a ser pedido por elas. Enquanto desenhava, Maurílio pedia ajuda das crianças “Como vocês acham que é o braço desse dinossauro: pequeno ou grande?”; “Quantos dedos têm o pé desse aqui?”

Próximo passo: dinâmica de perguntas e respostas na exposição de Paleontologia. Com uma lupa para cada grupo de crianças, elas circularam pelo espaço tentando descobrir, por meio da observação, a resposta para perguntas como “qual o animal exposto com mais de cinco patas?” E descobrir se determinado dinossauro era carnívoro ou herbívoro. Cada um a seu tempo, em trabalho coletivo, conseguiu responder a todas as respostas e comandos propostos.

De volta ao auditório, as crianças lancharam e partiram para mais uma sequência de atividades. Divididos em grupos, as crianças ficaram dispostas em três diferentes propostas simultâneas: dinossauros de balão, oficina de colorir dinossauros com o Maurílio e escavação. A cada vinte minutos acontecia um rodízio para que todas pudessem se divertir e aprender com cada uma das atividades.

Foi um dia cheio, trabalhoso, mas nem por isso menos divertido. Aprendemos muito com cada criança ali presente e esperamos aprender muito mais nos próximos dias do evento.

Não deixe de nos acompanhar durante essa semana, muito coisa ainda está por vir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s