22/09 – SAE na SNCT: Oficina de Cerveja Artesanal

A cerveja foi o tema principal do evento realizado pela SAE no sábado, dia 22/09, no Museu Nacional e atraiu mais de 60 visitantes. A oficina, entitulada “Cerveja Artesanal, o Pão Líquido: do Egito Antigo ao Brasil”, abordou a trajetória da cerveja desde a Antiguidade até os dias de hoje e foi seguida de degustação, em que os presentes maiores de 18 anos, puderam experimentar gratuitamente três diferentes tipos da cerveja Cidade Imperial.

De forma descontraída, a sommelier de cervejas, Adriana Nagaia, iniciou contando a sua trajetória e como de barista ela conseguiu chegar ao seu atual posto. Uma caminhada que exigiu, como muitos devem pensar, muito tempo de dedicação aos estudos. O conhecimento de Adriana, entretanto, não foi adquirido dentro da sala de uma universidade, mas foi conquistado por sua constante busca e por seu próprio esforço. Sem diploma, ela precisou se mostrar competente ao mercado duas vezes mais.

De volta à cerveja, acredita-se que sua descoberta aconteceu de forma acidental na Suméria, entre 9 e 10 mil a.C. Não se tem um registro de como esse “acidente” pode ter acontecido, mas Adriana nos contou uma das lendas mais conhecidas: enquanto os agricultores colhiam o trigo, uma forte chuva tomou conta do campo e encharcou os cestos. Na esperança de que o cereal pudesse ser usado, os recipientes foram armazenados em outro local enquanto se esperava que o conteúdo secasse naturalmente. Devido às condições de armazenamento, deu-se início, também acidentalmente, a um processo de fermentação no líquido que havia sido formado a partir dos grãos de trigo (cevada). Dessa forma, o termo “pão líquido” é explicado pela proveniência do pão ser a mesma da cerveja: o trigo.

A atividade, organizada pela SAE em decorrência do tema “Ciência Alimentando o Brasil” da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) agradou muito o público presente, que permaneceu no Hall de exposições do Museu Nacional batendo papo e tirando suas dúvidas com a sommelier Adriana Nagaia. Agradecemos o interesse e a presença de todos e pedimos para que continuem de olho em nossa programação: o mês de novembro vem cheio de novidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s