7/11 | 14h | Mesa Redonda “Crianças no Museu: acessibilidade e inclusão”

convite-2016_-museu-nacional

No dia 7 de novembro, segunda-feira, às 14h, será realizada no Museu Nacional a Mesa Redonda “Crianças no Museu: acessibilidade e inclusão”. A atividade faz parte da programação do Museu de Ideias, criado com o intuito de ampliar a visibilidade das pesquisas e ações realizadas no âmbito da educação não formal, promovendo a socialização dos conhecimentos e experiências produzidas, assim como provocar o debate e a reflexão acerca dos temas referentes às ações educativas em museus. O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia. Haverá certificação.

Em sua 8ª edição, o Museu de Ideias traz como tema central a educação infantil em museus. O propósito é ampliar o debate e a reflexão acerca das múltiplas questões que envolvem o segmento, que vem ganhando espaço nos debates acadêmicos e práticas recentes. O Museu de Ideias é uma parceria entre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Museu Castro Maia (MCM), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e Museu Nacional (MN) e Museu da Vida (MV).

Conheça as  palestrantes e confira um breve resumo de suas apresentações.

Ana Luísa Antunes | Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora da Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos atuando principalmente nos seguintes temas: anos iniciais do ensino fundamental, educação infantil, educação de surdos, formação de professores e literatura infantil.

“Refletindo sobre vivência e experiência para pensar a acessibilidade de crianças surdas aos museus” – A contribuição para a discussão será a partir da experiência da professora de surdos que atua na educação infantil do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). A proposta será discutir vivência e experiência a partir de Walter Benjamin com olhar sensível ao que pode ser proporcionado as crianças de educação infantil no espaço do museu. Trataremos de questões referentes à adaptação do espaço e/ou das crianças ao espaço do museu e as possibilidades lúdicas antes, durante e depois da visita.

Patrícia Monteiro Lima Chagas | Pedagoga (Universidade do Estado do Pará), Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, Mestranda em Diversidade e Inclusão (UFF/RJ). Atua há 12 anos com pessoas com deficiência e é Coordenadora Pedagógica do Centro de Apoio Especializado em Educação Profissional – CAEP Favo de Mel/ FAETEC

“Passeando com Mariana” – O relato de experiência visa, a partir de uma ação pedagógica compartilhada entre educadores e crianças com deficiência, retratar práticas inclusivas com uso de recursos lúdicos considerando o ser criança e a exploração de diferentes ambientes, explorando detalhes, aguçando o imaginário, experimentando e vivenciando novos saberes.

Rosani Fernandes Ribeiro da Silva | Possui Curso de Formação de Professores pelo Colégio Estadual Heitor Lira e graduação em Matemática pela UNISUAM. É professora da rede municipal do Rio de Janeiro desde 1992, quando iniciou seu trabalho na área de Educação Básica. Na Educação Especial, iniciou sua atuação a partir de 1997. Trabalha na Escola Municipal São Paulo desde 2001, tendo realizado diversas capacitações na área de educação especial, deficiências múltiplas e inclusão no Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA).

 

“Experiências de turmas de educação especial em visita a museus” – Relato de experiências com turmas de Educação Especial em visitas educativas a diversos museus do município do Rio de Janeiro, como Museu do Índio, Museu do Pontal, Museu de Arte do Rio, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Astronomia e Museu da Chácara do Céu. A professora abordará pontos positivos e negativos do trabalho desenvolvido através destas experiências, levando em conta as especificidades deste público frente ao ambiente do Museu.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s