15/10 – “Descobrindo a Terra” de uma forma especial

O último dia 15 foi um dia de grandes comemorações. Além do dia dos professores, celebrava-se 89 anos da criação do primeiro setor educativo em um museu brasileiro: a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, fundada por Edgar Roquette-Pinto. Não haveria, portanto, outro jeito de se comemorar essa data senão exercendo a nossa missão original e histórica de contribuir, por meio do saber museal, para a melhoria da educação brasileira.

Sendo assim, no mesmo dia, recebemos a visita de uma turma do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) cujos professores são cursistas do “Descobrindo a Terra”, um projeto de extensão que tem como intuito não só estreitar os laços entre a escola e o museu, mas também contribuir para a formação contínua de professores de biologia e geografia das instituições públicas de ensino fundamental e/ou médio.

Durante e ao final da visita, que foi mediada por nossa servidora Sheila Villas-Boas e pela bolsista Marina Maida, os alunos se mostraram muito interessados e animados com essa experiência. A cada sala, uma nova forma de se explorar o conhecimento a ser ou já apresentado em sala de aula. A cada sala, uma nova forma de enxergar e descobrir a Terra e o que andou acontecendo nesses seus mais de 3,8 bilhões de anos de vida terrestre.

Esperamos que voltem em breve! Nós, da SAE, sempre estaremos de braços abertos para recebê-los.

Financiado pela BG Brasil e realizado pela Associação Amigos do Museu Nacional, em parceria com a Seção de Assistência ao Ensino e Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional – MN/UFRJ, os cursistas do “Descobrindo a Terra” têm a sua disposição ônibus para que promovam visitas educativas de seus alunos ao Museu Nacional, como essa do dia 15, e desenvolvem, ainda, uma exposição itinerante que percorre suas escolas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s