SAE participou do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural

No dia 9 de setembro, a Seção de Assistência ao Ensino (SAE) em conjunto com seus mediadores promoveu uma mediação especial. Impulsionada pelo IV Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural,  a  visita multissensorial possibilitou uma (re)descoberta dos espaços expositivos do Museu Nacional, a partir da exploração dos vários sentidos para além dos tão recorrentes estímulos visuais.

Por conta disso, as exposições ofereceram, além do seu acervo habitual, outros objetos para aguçar os demais sentidos. Os visitantes puderam tocar em algumas peças e sentir aromas que dialogavam com a exposição. Sem contar com o fundo musical que dava a sensação de transportar o público para o próprio Egito Antigo e, depois de alguns passos, para as incríveis cidades romanas, Pompeia e Herculano.

Vale ressaltar que todas as abordagens feitas pelos mediadores voltavam a atenção dos visitantes para a importância e ligação da água com as exposições. Desde o rio que banhava e sustentava a região desértica do Egito, até o rio Amazonas que, de forma muito parecida, influencia a vida dos indígenas da localidade até hoje. Ou seja, pelo caminho das águas o público pode conhecer cada detalhe do lindo acervo do Museu Nacional.

As salas que fizeram  parte do circuito proposto pelos mediadores com os elementos que buscaram explorar percepções sonoras, táteis e olfativas, foram: Meteorítica, O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos, Etnologia Indígena, Kumbukumbu, Egito e Culturas do Mediterrâneo.

Veja alguns registros da implementação da visita “Experimentando os sentidos: Museu Nacional no caminho das águas”

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s