Programação da 10ª Primavera dos Museus no MN

Cartaz-10PM

Entre os dias 19 e 25 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus promoverá a 10a Primavera dos Museus, evento que visa possibilitar discussões, reflexões e trocas de experiências sobre o tema Museus, memórias e Economia da Cultura entre os profissionais da área.

Como parte integrante da programação do Museu Nacional, a SAE promoverá as seguintes atividades:

PALESTRA | 19 de setembro | 14h | Auditório Roquette-Pinto (andar térreo) | Solicite acesso ao local da atividade na portaria de exposições | Não requer inscrição prévia

A palestra do professor de História, Levi Jucá, tem como objetivo apresentar o projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu”. A palestra apresentará o histórico, discussão teórico-metodológica e análise dos resultados alcançados pelo projeto, em andamento, no âmbito da Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, de Pacoti – CE, inspirado na Imperial Comissão Científica de Exploração que foi ao Ceará entre 1859 e 1861. Proporcionando a iniciação científica de estudantes, tem por principal objetivo a implantação do “Ecomuseu de Pacoti” através da pesquisa sobre o patrimônio integral (cultural e natural) local, que visa não apenas (re)conhecer a história e memória da comunidade, e a sua relação com o meio ambiente; mas sobretudo compreender e discutir os problemas e as potencialidades do território, integrando saberes científicos e tradicionais, produzindo conhecimento e transformação social. O Projeto Jovem Explorador foi premiado pelo Ibermuseus – 2015 e propõe a criação do Ecomuseu de Pacoti.

cartaz_levi2

OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 20 e 21 de setembro | 10h às 16h | Auditório Roquette-Pinto

A programação do Museu Nacional conta, ainda, com a realização des oficinas promovidas pela arqueóloga Martha Locks, nos dias 20 e 21 de setembro, de 10h às 16h, no Auditório Roquette-Pinto. A oficina “Onde Tudo Começou” trabalhará na cópia e identificação de pinturas rupestre brasileira e mapas interativos e a oficina “Educação Patrimonial e Ambiental”, que objetiva a preservação patrimonial.

VISITAS CONVERSADAS | 25 de setembro | 10h às 13h e 14h às 17h | Exposições do Museu

O setor educativo disponibiliza sua equipe de mediadores para dialogar e trocar conhecimentos com o público visitante do museu. Por meio do uso objetos táteis, os visitantes poderão estabelecer uma aproximação mais interessante com o acervo disponível.

A programação do Museu Nacional conta, ainda, com a realização de oficinas promovidas pela arqueóloga Martha Locks. Nos dias 20 e 21 de setembro, de 10h às 6h, no Auditório Roquette-Pinto serão realizadas as oficinas “Onde Tudo Começou”, que trabalhará na cópia e identificação de pinturas rupestre brasileira e mapas interativos e a oficina “Educação Patrimonial e Ambiental”, que objetiva a preservação patrimonial.

As atividades não requerem inscrição prévia e estarão disponíveis aos visitantes do Museu nos dias e horários divulgados. Mais informações serão disponibilizadas em nossa página no Facebook.  Esperemos por vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s