Programação da 10ª Primavera dos Museus no MN

Cartaz-10PM

Entre os dias 19 e 25 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus promoverá a 10a Primavera dos Museus, evento que visa possibilitar discussões, reflexões e trocas de experiências sobre o tema Museus, memórias e Economia da Cultura entre os profissionais da área.

Como parte integrante da programação do Museu Nacional, a SAE promoverá as seguintes atividades:

PALESTRA | 19 de setembro | 14h | Auditório Roquette-Pinto (andar térreo) | Solicite acesso ao local da atividade na portaria de exposições | Não requer inscrição prévia

A palestra do professor de História, Levi Jucá, tem como objetivo apresentar o projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu”. A palestra apresentará o histórico, discussão teórico-metodológica e análise dos resultados alcançados pelo projeto, em andamento, no âmbito da Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, de Pacoti – CE, inspirado na Imperial Comissão Científica de Exploração que foi ao Ceará entre 1859 e 1861. Proporcionando a iniciação científica de estudantes, tem por principal objetivo a implantação do “Ecomuseu de Pacoti” através da pesquisa sobre o patrimônio integral (cultural e natural) local, que visa não apenas (re)conhecer a história e memória da comunidade, e a sua relação com o meio ambiente; mas sobretudo compreender e discutir os problemas e as potencialidades do território, integrando saberes científicos e tradicionais, produzindo conhecimento e transformação social. O Projeto Jovem Explorador foi premiado pelo Ibermuseus – 2015 e propõe a criação do Ecomuseu de Pacoti.

cartaz_levi2

OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | 20 e 21 de setembro | 10h às 16h | Auditório Roquette-Pinto

A programação do Museu Nacional conta, ainda, com a realização des oficinas promovidas pela arqueóloga Martha Locks, nos dias 20 e 21 de setembro, de 10h às 16h, no Auditório Roquette-Pinto. A oficina “Onde Tudo Começou” trabalhará na cópia e identificação de pinturas rupestre brasileira e mapas interativos e a oficina “Educação Patrimonial e Ambiental”, que objetiva a preservação patrimonial.

VISITAS CONVERSADAS | 25 de setembro | 10h às 13h e 14h às 17h | Exposições do Museu

O setor educativo disponibiliza sua equipe de mediadores para dialogar e trocar conhecimentos com o público visitante do museu. Por meio do uso objetos táteis, os visitantes poderão estabelecer uma aproximação mais interessante com o acervo disponível.

A programação do Museu Nacional conta, ainda, com a realização de oficinas promovidas pela arqueóloga Martha Locks. Nos dias 20 e 21 de setembro, de 10h às 6h, no Auditório Roquette-Pinto serão realizadas as oficinas “Onde Tudo Começou”, que trabalhará na cópia e identificação de pinturas rupestre brasileira e mapas interativos e a oficina “Educação Patrimonial e Ambiental”, que objetiva a preservação patrimonial.

As atividades não requerem inscrição prévia e estarão disponíveis aos visitantes do Museu nos dias e horários divulgados. Mais informações serão disponibilizadas em nossa página no Facebook.  Esperemos por vocês!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s