Visita Multissensorial e Mostra Acessível no IV ENAC

ENAC

A SAE  foi convidada pelo Fórum de Ciência e Cultura – FCC|UFRJ para participar do IV ENAC – Encontro de Acessibilidade Cultural, tendo em vista seu compromisso com a inclusão da população com deficiência nos ambientes culturais, em especial no Museu Nacional. O evento é uma iniciativa do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural, desenvolvido pelo Departamento de Terapia Ocupacional, pelo Fórum de Ciência e Cultura – FCC/UFRJ  e possui o apoio do Ministério da Cultura (MinC).

O ENAC ocorre anualmente desde 2013 e em sua quarta edição, a proposta, segundo eles, é dar continuidade ao que se propõe: divulgar e aproximar experiências, iniciativas, parceiros e instituições que atuem em prol da cultura acessível; promover reflexão sobre a cidadania cultural da pessoa com deficiência e fomentar intercâmbios e redes.

Conheça a programação elaborada pela SAE!

5 e 6 de setembro, | Mostra acessível “O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos” | Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, CBAE/UFRJ – Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Mostra inspirada na exposição de mesmo título existente no espaço Ciência Acessível da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional. A mesma foi concebida buscando democratizar o acesso ao conhecimento científico, em especial por parte das pessoas com deficiência, que normalmente não são contempladas pelos projetos expositivos. A exemplo do que faz a exposição O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos, a mostra realizada durante o IV ENAC buscará despertar no público sentidos e sentimentos por meio da interação direta com exemplares de animais marinhos brasileiros originais. Ao tocar nos exemplares, os visitantes têm acesso às diversas formas e texturas de diferentes grupos zoológicos, possibilitando conhecer mais sobre a biologia comparada de esponjas, corais, moluscos, estrelas do mar, tartarugas, pinguins e mamíferos marinhos. Além do tato, outros sentidos são explorados pela mostra, dentre eles a audição, ao passo que será possível ouvir os “cantos” de aves, baleias e golfinhos que habitam o litoral do Brasil, e o olfato com aromas que lembram a brisa marinha. Para favorecer a comunicação com diferentes públicos, são disponibilizadas etiquetas em dupla leitura (impressão em tinta com letra ampliada e Braille), bem como vídeos sobre os espécimes em exposição na Língua Brasileira de Sinais. A mostra convida a todos para um mergulho no encantador universo da biologia marinha.

9 de setembro | VISITA MULTISSENSORIAL | 10h e 14h | Museu Nacional | Ponto de encontro: Portaria de Exposições| Entrada gratuita para os participantes da atividade

Experimentando os sentidos: o Museu Nacional no encontro das águas é o título da visita multissensorial que pretende possibilitar aos diferentes públicos uma (re)descoberta dos espaços expositivos do Museu Nacional, a partir da exploração dos vários sentidos.  Para além dos tão recorrentes estímulos visuais, buscaremos explorar percepções sonoras, táteis e olfativas, perpassando uma narrativa construída junto com o público, tendo como eixo temático a água. Os/As mediadores/as da Seção de Assistência ao Ensino se caracterizarão como figuras que se remetam às associações propostas em cada uma das salas que compõe o circuito da visita multissensorial, a fim de aproximar /as visitantes da temática da atividade e de potencializar o diálogo entre os/as participantes.

Salas do circuito: Meteorítica, O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos, Etnologia Indígena, Kumbukumbu, Egito, Culturas do Mediterrâneo, Salas Históricas.

O eventos correspondentes ao IV ENAC ocorrerão gratuitamente entre os dias 1 e 10 de setembro de 2016, em diversos locais da cidade e está sujeito a inscrição prévia para participação em algumas atividades. Dentre os locais que receberão o evento estão o CBAE no Flamengo, Casa da Ciência em Botafogo, Laboratório de Tecnologia Assistiva e Museu da Geodiversidade na Cidade Universitária, Museu Nacional/UFRJ na Quinta da Boa Vista e no Cinema Nosso, na Lapa. Para mais informações, acesse  Programação IV ENAC

 

Uma resposta para “Visita Multissensorial e Mostra Acessível no IV ENAC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s