ALUNOS DO PPGEO ORGANIZAM A COLEÇÃO DE ROCHAS E FÓSSEIS DA SAE

Com o apoio do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional, três mestrandos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Geociências – Patrimônio Geopaleontológico | PPGEO estão organizando a Coleção Geológica e Paleontológica para Empréstimo da SAE.

Até o momento já foram tombadas 300 amostras de rochas e minerais, dentre as quais 188 já foram identificadas. O acervo geológico é composto por exemplares dos três tipos de rochas – sedimentar, metamórfica e ígnea, com destaque para exemplares de Pegmatito e Gnaisse, rochas ígnea e metamórfica, respectivamente. Dentre os minerais, destacam-se numericamente exemplares de Quartzo nas variedades incolor (cristal de rocha) e coloridas (quartzo-ametista, quartzo rosa e quartzo hematoide), assim como os minerais do grupo das Micas (Muscovita, Biotita e Lepidolita).

A coleção conta também com 50 fósseis, principalmente de vertebrados (peixes), mas podem ser encontrados 2 troncos fossilizados, 2 exemplares de insetos e 2 equinóides (ouriços do mar).

Todo o trabalho vem sendo realizado pelos mestrandos e bolsistas da CAPES, Dandara Bustamante, Patrícia Souto e Philipe Marinho. Nos próximos meses será lançado um Catálogo da Coleção e serão promovidos encontros com professores para divulgação da mesma e de seu empréstimo.

Crédito | Fotos: Philipe Marinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s