Descobrindo a Terra: colaboração museu-escola

O Museu Nacional fez 198 anos no dia 6 de junho e nesta data foi realizado o evento “Museu 198 anos: experiência em campo”, que contou com uma série de seminários abertos ao público por meio dos quais foi possível prestigiar parte das pesquisas e trabalhos de campo realizados pela equipe do museu.

A SAE apresentou os resultados preliminares do projeto O MUSEU NACIONAL E OS PROFESSORES: recursos naturais e a vida na Terra, com destaque para uma de suas ações, o Curso de Extensão “Descobrindo a Terra”, que visa contribuir para formação continuada de professores de biologia e geografia de escolas públicas, assim como estreitar a relação das escolas com o Museu Nacional.

O seminário intitulado “O trabalho de campo como estratégia de aproximação entre professores do ensino fundamental e a pesquisa em geociências”  foi apresentado por Flavia Requeijo, educadora social da Associação de Amigos do Museu Nacional (SAMN), e uma das coordenadoras do Projeto, juntamente com Andréa Costa, Chefe da Seção de Assistência ao Ensino. Foram apresentados os objetivos do projeto e suas etapas; a estrutura do Curso “Descobrindo a Terra”, os conteúdos ministrados pela equipe de pesquisadores do Departamento de Geologia e Paleontologia e o trabalho de campo realizado pelos geólogos e professores-cursistas nos municípios de Cabo Frio e Búzios, locais com as rochas mais antigas do estado do Rio de Janeiro.

Flávia Requeijo apresentou os resultados preliminares da avaliação dos cursistas sobre o trabalho de campo. Os dados indicam suas impressões majoritariamente positivas acerca do mesmo, que mostrou-se uma atividade motivadora, provocando o desejo de continuidade na formação desses profissionais.

Essa atividade me motivou muito a querer buscar mais conhecimento nesse campo. Estou mais ‘antenada’ nas notícias sobre questões sociais e globais do planeta. Se estivesse começando meus estudos com certeza escolheria esse campo para pesquisar e atuar.”

A Profa. Eliane Guedes do DGP da avaliação positiva que o seu Departamento vem fazendo da participação no Curso de Extensão e do interesse em realizar outras edições do mesmo.

Os cursistas do “Descobrindo a Terra” terão à sua disposição ônibus para que promovam visitas educativas de seus alunos ao Museu Nacional e desenvolverão, ainda, exposição itinerante que percorrerá suas escolas.

O MUSEU NACIONAL E OS PROFESSORES: recursos naturais e a vida na Terra é financiado pela BG Brasil e realizado pela Associação Amigos do Museu Nacional, em parceria com a Seção de Assistência ao Ensino e Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional – MN/UFRJ.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s