Fórum sobre inclusão em museus: inscrições e envio de trabalhos

 

I FÓRUM SOBRE INCLUSÃO EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Evento será realizado nos dias 13 e 14 de julho no Museu Nacional/UFRJ e contará com mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos

O Museu Nacional e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, realizarão nos dias 13 e 14 de julho, o I FÓRUM SOBRE INCLUSÃO EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O evento ocorrerá nas dependências da Biblioteca do Horto Botânico do Museu, na Quinta da Boa Vista. O evento será gratuito, aberto a todos os interessados e requer inscrição prévia.

FOLDER_capa e parte posterior

folder-FINAL

 

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 13/07 – Quarta-feira

9h Credenciamento e Café da Manhã

 10h Abertura

 10h30min às 13h Mesa Redonda “MEDIAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM MUSEUS”

Mediação: Guilhermina Guabiraba – Chefe da Seção de Assistência ao Ensino (2011-2016) – Museu Nacional/UFRJ

Camila Alves – Educadora /CCBB Educativo

Vivian Rumjanek e Djane Cavalcanti – Projeto Surdos – Acessibilidade para Surdos em Museus e Galerias/ Laboratório Didático de Ciências para Surdos – LaDiCS – Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM)-UFRJ

 Patrícia Lameirão – Seção de Assistência ao Ensino – Museu Nacional/UFRJ

 Katia Nunes – Diretora do Instituto Helena Antipoff /Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura do Rio de Janeiro

 13h às 14h30min   Almoço

 14h30min às 17h   Oficinas na perspectiva inclusiva

 Oficina 1 ÁUDIO-DESCRIÇÃO

Coordenação: Profa. Nadir da Silva Machado – Divisão de Produção de Material Especializado (DPME)-Livro Falado/ Instituto Benjamin Constant –IBC

 Oficina 2  ACESSIBILIDADE EM MUSEU PARA SURDOS

Coordenação: Profs. Tania Chalhub e Ricardo Janoário – Instituto Nacional de Educação de Surdos/ INES

 Oficina 3 PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA ÁREA DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Coordenação: Profa. Ana Paula Sodré da Silva Estevão (IFRJ); Profa. Ana Paula Bernardo dos Santos (IFRJ); Prof. Aires Conceição da Silva (IBC); Profa.Vanessa de Souza Nogueira Penco (IFRJ); Anne Carolina da Silva Rocha e Thamiris Pereira Cid – Licenciandas em Química/Campus Duque de Caxias

Oficina 4 FORMANDO PROFESSORES DE QUÍMICA PARA A INCLUSÃO: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Coordenação: Profa. Maria Celiana Pinheiro Lima; Beatriz Pereira Cavalcante; Gabriela Dos Santos David; Indira Barbosa; Ricardo Lopes De Souza Junior; Douglas Galdino Dos Santos; Flávia De Almeida Pereira; Gabriel Nogueira De Souza; Isabelle Nascimento De Mello; Jéssica Gomes De Souza; Pamella Elizienny Domingos Rodrigues; Pedro Paulo Lopes -Licenciandos em Química/Campus Duque de Caxias

 Oficina 5 ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Coordenação: Profas. Andréa Nascimento e Carla Mahomed; Andreza S. Carvalho (Licenciatura em Física/ Campus Nilópolis); Rachel Trajano Soares (Ensino Médio – Curso Manutenção e Suporte de Computadores/ Campus Nilópolis) e Cleuber Fabiano Pereira Mendes (Licenciatura em Química/ Campus Nilópolis)

Dia 14/07 – Quinta-feira

9h Credenciamento e Café da Manhã

10h Abertura

Relato de experiência sobre o lançamento do eixo AcessibilidadeS no Museu das Telecomunicações

Bruna Cruz e Renata Fontes Freire | Programa Educativo do Museu das Telecomunicações – Oi Futuro

10h30min às 13h MESA REDONDA “MUSEU E INCLUSÃO SOCIOCULTURAL”

Mediação: Diego Vaz Bevilaqua – Chefe do Museu da Vida – Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ

Filipe Ubaldo Barbosa – Coordenador do Projeto Circulando Geral/ Subsecretaria de Proteção Especial/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Prefeitura do Rio de Janeiro

 Luiz Pizarro – Coordenador do Projeto Educativo “Eu, Você e o MAM” /Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro– MAM

 Sibele Cazelli – Pesquisadora da Coordenação de Educação em Ciências /Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCTI

 Mariléia Franco Marinho Inoue – Professora da Escola de Serviço Social – ESS/UFRJ

 13h às 14h30min   Almoço

 14h30min às 17h   Apresentação de Pôsteres

 

001 ACESSIBILIDADE DOS DEFICIENTES VISUAIS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO:

MUSEUS DE CIÊNCIA – UM ESTUDO DE CASO

Beatriz Rodrigues Braga, Aline Meneguci da Cunha, Geórgia Atella e Flávia Barbosa da Silva Dutra
002 ATIVIDADES DE EXTENSÃO INCLUSIVA NO OBSERVATÓRIO DO VALONGO-UFRJ:

ASTRONOMIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Rayssa Cristine Feitosa, Luciana Arruda e Silvia Lorenz-Martins
003 DIAGNÓSTICO DA ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS DO BRASIL: A METODOLOGIA PARA UMA PESQUISA NACIONAL

 

Jessica Norberto Rocha, Aline Oliveira Molenzani e Luiz Gustavo Barcellos Inácio
004 OFICINA BRAILLE: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO Joyce Braga, Kira Medon, Luana Sampaio, Maria Helena Meirelles e Suellen Destefani
005 ÁUDIO- DESCRIÇÃO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA  INCLUSIVA DE ACESSIBILIDADE CULTURAL Maria Cecilia Tavares, Ana Beatriz L. de Moraes e

Ana Maura A. Lopes

007 ACESSIBILIDADES NO PLURAL: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA EDUCATIVO OI FUTURO Vinicius Monção, Renata Fontes Freire, Elisangela Lima, Ingrid Crespo, Juliana Borzino, Márcia Pereira dos Santos e Rachel de Queiroz.
008 A participação dos professores de anos iniciais nas oficinas do projeto “uma luz para as crianças: o MICInense popularizando a Ciência no interior do estado” Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Lucrécia Martins Oliveira, Claudia Aparecida Balieiro Aguiar Moraes e Christine Ruta
009 Alunos de Escolas Públicas do Município de Barra Mansa tem acesso pela primeira vez a um Museu Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Christine Ruta, Claudia Aparecida Balieiros Moraes e Lucrécia Martins
010 O MICInense se enche de cores para receber os alunos de deficiência auditiva. Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Lucrécia Martins Oliveira, Claudia Aparecida Balieiro Aguiar Moraes e Christine Ruta
011 BENEFÍCIOS COGNITIVOS DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA TERCEIRA IDADE Lucrécia Martins Oliveira, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Natalie Arantes Yoshimura, Claudia Aparecida Aguiar Balieiro Moraes e Christine Ruta
012 LEGENDANDO FILMES PARA ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE Maria Carmen Euler Torres, Ana Neri Cristino de Oliveira, Thaís Helena Marins Pereira, Angélica Cristina Rodrigues dos Santos, Dandara Cristina Conceição de Paula e Elizabeth de Souza Gomes
013 MICINENSE: PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Claudia Aparecida Balieiro Aguiar Moraes, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Lucrecia Martins Oliveira, Acácio Raphael Aguiar Moraes e Christine Ruta.
014 A VISÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADOS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO DE COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

 

ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES

 

015 MOCEM: A ESTRATÉGIA DO MICINENSE PARA OPORTUNIZAR A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA PARA TODOS OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA Claudia Aparecida Balieiro Aguiar Moraes, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, Lucrecia Martins Oliveira, Acácio Raphael Aguiar Moraes e Christine Ruta.

 

016 MEDIADOR COM DEFICIÊNCIA NOS ESPAÇOS

NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Alina Yukari Yamada da Fonseca e Kessia Azevedo Braga
017 POSSÍVEIS CAMINHOS ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA (MCTer): ACESSIBILIDADE ATITUDINAL Nathalia Winkelmann Roitberg, Marta Ferreira Abdala Mendes, Amanda Paula dos Santos, Angelica Cristina Rodrigues dos Santos, Clara Benarroz da Silva Pereira, Mayra Meirelles Marques, Jones Mendes, Julia Schreiber e Yasmin Tinoco
018 CONHECENDO OS MINERAIS ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA-CPRM/RJ Suzana Cristina de Moura, Márcia Aparecida dos Reis Polck e Adriana Gomes de Souza
019 UM MUSEU PARATODOS: AÇÕES PARA A ACESSIBILIDADE NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (MGEO/UFRJ) Daniel Monteiro Pereira, Tatiana de Castro Barros Fonseca, Aline Gregório de Souza, Tainá Figueiredo, Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos e Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro.
020 AMPLIANDO AS REDES SOCIAIS E CULTURAIS COM A JUVENTUDE DE MANGUINHOS E MARÉ Hilda da Silva Gomes; Carmen Evelyn Rodrigues Mourão e Monique Ramos Garcia da Silva
022 OFICINA AEDES AEGYPTI: MOSQUITO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA OU ZIKA? – CIÊNCIA E SAÚDE EM MANGUINHOS. Monique Ramos Garcia da Silva, Hilda da Silva Gomes e Carmen Evelyn Rodrigues Mourão
023 DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE ACESSIBILIDADE PARA EXPOSIÇÕES EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ANÁLISE DA EXPOSIÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS ITINERANTE CARAVANA DA CIÊNCIA/ RJ Luiz Gustavo Barcellos Inacio e Jessica Norberto Rocha
024 A EDUCAÇÂO COMO FORMA DE REINSERÇÃO

 

Flávia Roberta Bezerra Balbino, Maximiliano de Freitas Martins, Fernanda de Jesus dos Santos Freitas, Janice Cristina da Silva Luiz Cabo Verde, Julia Rodrigues Machado, Maria Celiana Pinheiro Lima, Sheila de Araújo, Stephany Petronilho Heidelmann e Gabriela Salomão Alves Pinho
025 ACESSIBILIDADE CIENTÍFICO/CULTURAL COM E PARA SURDOS Vanessa Miro Pinheiro
026 INCLUSÃO E ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO Marcia Rodrigues Pereira
027 INCLUSÃO SOCIAL NOS MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA? Sheila Cristina Matos dos Santos, Carla Mahomed Gomes Falcão Silva e Andréa Silva do Nascimento
029 O TEATRO NO MAST LEVANTANDO DEBATES SOBRE RAÇA E GÊNERO NO CAMPO CIENTÍFICO Igor Fernandes Rodrigues,

Aline Miranda e Souza, Eugenio Reis Neto e

Maria Esther Valente

030 Encontros de saberes na relação educador, professor e alunos nas visitas inclusivas ao Museu de Arte do Rio

 

Amanda Campos de Freitas, Bruno da Silva de Oliveira, Eliã de Almeida da Silva, Georges Marques Gonçalves, Gleyce Kelly Maciel Heitor, Janaina Melo, Leonardo Ricardo da Silva, Pedro Ricardo Cunha Silva e Wallace Ribeiro Ramos
031 ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS DO INSTITUTO BUTANTAN: PASSOS INICIAIS Larissa Foronda, Mariana Galera Soler, Glaucia Colli Inglez e Adriana Mortara Almeida
032 A PROMOÇÃO DO ACESSO AO PATRIMÔNIO MUSEOLÓGICO E A INCLUSÃO SOCIAL NOS MUSEUS: Estudo de caso da atividade “Bichos para ver, tocar e aprender”, do Museu Nacional Bárbara do Nascimento Carvalhosa e Andréa Fernandes Costa
033 INCLUSÃO, PARTICIPAÇÃO E AGENCIAMENTO NO PROJETO MAR EM LIBRAS Gleyce Kelly Heitor, Amanda Campos de Freitas, Thyago Corrêa e Janaina Melo
034 ESPAÇO CIÊNCIA ACESSÍVEL: AVALIANDO O COMPORTAMENTO DO PÚBLICO EM UMA EXPOSIÇÃO DO MUSEU NACIONAL/UFRJ Paulo Victor Catharino Gitsin
035 ACESSIBILIDADE[S], COMUNICAÇÃO E MUSEUS Flávia Barros Ferreira e Andrea Fernandes Costa
036 ACESSIBILIDADE PARA SURDOS EM MUSEUS Angelica Cristina Rodrigues dos Santos, Tânia Chalhub, Ricardo Janoario
037 Rodas no Museu: Apontamentos de uma aluna cadeirante Patrícia do Socorro de Campos da Silva
038 O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MÓVEIS POR PROFESSORES E ALUNOS SURDOS NO COTIDIANO ESCOLAR Fabiano Rocha e Keles Soares
040 INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO Fabiano dos Santos Silva
041 ACESSIBILIDADE E REALIDADE: UMA VISITA AO PLANETÁRIO DA GÁVEA Mariana Nogueira da Motta e Eline Deccache Maia

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s