BOLSAS PARA ESTUDANTES DE 11 CURSOS DA UFRJ

SAE OFERECE BOLSAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE DIFERENTES CURSOS DA UFRJ QUE PARTICIPARÃO DO PROJETO “MEDIAÇÃO EM MUSEUS DA UFRJ: Museu Nacional”

Palavras-chave: mediação humana em museus; educação em ciências, comunicação pública da ciência, inclusão sociocultural, acessibilidade atitudinal

O projeto aprovado pela SAE junto ao Programa de Bolsas em Projetos de Desenvolvimento Institucional – PBPDI 2016″ tem como um de seus principais objetivos ampliar o alcance social do Museu Nacional, por meio da realização de atividades educativas que promovam a difusão, socialização e democratização do conhecimento científico produzido pela instituição, promover ações de popularização da ciência pautadas na mediação humana, contribuindo para uma maior integração e troca de conhecimentos entre a universidade (museu) e a comunidade e constituir uma equipe de educadores com formação específica para o favorecimento da interação da pessoa com deficiência com o espaço e que estimule o convívio com os demais visitantes.

Esperamos que os futuros bolsistas vinculados ao mesmo participem de todas as etapas previstas, executando as tarefas necessárias para o desenvolvimento das atividades propostas e atendimento das demandas do projeto, propondo alternativas e soluções que favoreçam a eficiência e eficácia do projeto. Dentre as atividades a serem executadas pelos bolsistas estão: 1. elaboração, implementação e avaliação de visitas educativas realizadas nas exposições do MN, 2. atuação como mediadores em eventos de popularização da ciência  (ações extramuros), 3. elaboração de material pedagógico; 4. divulgação das ações do projeto no Blog da SAE, nas redes sociais e em outros veículos de comunicação; 5. participação na organização de eventos acadêmicos e de popularização da ciência, dentre outros.

Buscamos, nesse contexto, contribuir para a formação de profissionais aptos a compreender a dimensão educativa do museu e a utilizar este e demais espaços de cultura; assim como também para a formação de indivíduos críticos, participativos, conscientes de sua realidade e comprometidos com a construção de uma sociedade mais igualitária.

Sobre as bolsas PBPDI

  • Vigência de até 11 meses, a partir de 01 de abril de 2016, ou de acordo com a disponibilidade de recursos.
  • Carga horária semanal: 20h
  • Valor: R$550,00

Quem pode participar desse processo seletivo?

Estudantes devidamente matriculados, a partir do 2º período, nos seguintes cursos de graduação na modalidade presencial da UFRJ:  Astronomia, Ciências Biológicas, História, Terapia Ocupacional, Pedagogia, História da Arte, Ciências Sociais, Geologia, Geografia, Comunicação Social e Letras-LIBRAS.

Para ser bolsista PBPDI é OBRIGATÓRIO:

a) estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFRJ compatível à área de conhecimento da bolsa pleiteada;
b) não ter concluído qualquer curso de graduação;
c) não ter sofrido sanção disciplinar;
d) estar inscrito, no mínimo, em 12(doze) créditos em disciplinas de graduação da UFRJ ou ter um parecer da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) justificando inscrição em numero menor de créditos;
e) não se enquadrar nas situações previstas para o cancelamento de matrícula, em conformidade com o Artigo 1º da Resolução CEG 10/04;
f) apresentar CRA igual ou superior a 6,0;
g) não apresentar três reprovações ou mais em uma mesma disciplina do curso em que estiver regularmente matriculado

O bolsista não pode: a) acumular a bolsa PBPDI com estágio remunerado e/ou qualquer tipo de bolsa proveniente de órgãos público exceto as relacionadas às ações do Programa de Assistência Estudantil, da Superintendência de Assuntos Estudantis (SUPEREST) – Bolsas Auxílio, Manutenção e de Acesso e Permanência, sob pena de ressarcimento das quantias recebidas; b) ter vínculo empregatício.

Como faço para participar do Processo Seletivo?

Inicialmente você deverá preencha o formulário eletrônico específico disponibilizado abaixo. Após o envio do formulário, encaminhe o seu currículo para o e-mail andrea@mn.ufrj.br (Assunto: Seleção Bolsas PBPDI 2016).

Cronograma do Processo Seletivo

Inscrições e envio de currículos: Até 19/04

Análise dos currículos (1a fase): Até 22/04

Divulgação do resultado da 1a fase: 22/04

Entrevista (2a fase): 25/04

Resultado Final: 26/04

Entrega da documentação dos aprovados: 27 e 28/04

2 Respostas para “BOLSAS PARA ESTUDANTES DE 11 CURSOS DA UFRJ

  1. Na lista de cursos do Formulário, não colocaram Comunicação Social! 😦

    “Quem pode participar desse processo seletivo?

    Estudantes devidamente matriculados, a partir do 2º período, nos seguintes cursos de graduação na modalidade presencial da UFRJ: Astronomia, Ciências Biológicas, História, Terapia Ocupacional, Pedagogia, História da Arte, Ciências Sociais, Geologia, Geografia, Comunicação Social e Letras-LIBRAS.”

    Queria me inscrever! 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s