Inscrições até 31/01 – V CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO MUSEU NACIONAL

V CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO MUSEU NACIONAL

CURSO DE EXTENSÃO GRATUITO

Inscrições online até 31/01/16

cartaz formação de mediadores 2016

Entre os dias 22/02 e 04/03/16, entre 9h e 16h, a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (UFRJ) promoverá o V Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional. O Curso de Extensão da UFRJ é gratuito. Podem se inscrever no mesmo estudantes de graduação da UFRJ, mas também graduandos de universidades públicas e particulares, guias de turismo e professores dos diferentes segmentos das redes pública e privada.

O principal objetivo do curso é formar mediadores e outros profissionais visando aprimorar a sua atuação em museus de ciência, especialmente no Museu Nacional.

Outros objetivos do curso são: apresentar o setor educativo do Museu Nacional, seus programas e projetos educativos; caracterizar os museus como espaços de educação; debater acerca do papel dos mediadores nos museus de ciência; promover discussões acerca da acessibilidade em museus e capacitar os mediadores para lidar com a diversidade de públicos.

Ao longo da primeira semana do Curso serão abordados os seguintes temas: Educação Museal; Relação Museu-Escola; Mediação Humana em Museus; Acessibilidade; Desenho Universal; Deficiência Intelectual; Surdez; Audiodescrição em Museus; Estudos e Público e Avaliação; Museus e suas diferentes audiências e História do Museu Nacional.

Já ao longo da segunda semana serão realizadas visitas técnicas às diferentes salas de exposição do Museu Nacional. As mesmas serão conduzidas por professores, curadores e especialistas nos temas abordados pelas exposições. Serão contemplados aspectos referentes à Geologia e Paleontologia (História da Terra, Dinossauros, Megafauna Extinta, Paleoarte e Paleobotânica); Meteorítica; Arqueologia (Egito Antigo, Culturas do Mediterrâneo, Culturas Pré-Colombianas); Arqueologia Brasileira (Caçadores-Coletores, Povo de Luzia, Sambaquieiros e Horticultores); Antropologia Biológica (Evolução Humana); Etnologia (Grupos Indígenas Brasileiros, Culturas do Pacífico e da África); Biologia Marinha e Entomologia.

As atividades serão realizadas no Museu Nacional, no período de 9h às 16h, com carga horária total de 70h. Para receber certificação, será exigida uma frequência igual ou superior a 75%. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2016, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado abaixo:

Anúncios

3 Respostas para “Inscrições até 31/01 – V CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO MUSEU NACIONAL

  1. Acho valido fazer este curso pois acredito muito que pode ajudar os futuros de Turismólogos nao somente par as Olimpiadas mas para futuras empresas de Turismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s