Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão (Do dia 21/05 ao 24/05)

TURISMO CULTURAL NO BAIRRO IMPERIAL DE SÃO CRISTÓVÃO 2015
Do dia 21 ao dia 24 de maio estará acontecendo mais uma edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Museus e oferece entrada franca aos principais museus do bairro imperial de São Cristóvão. Um passeio pela história e pela cultura do Brasil em que o ponto de partida é a Quinta da Boa Vista. Participam do evento o Museu Nacional/UFRJ, Museu Militar Conde Linhares, 1º Batalhão de Guardas, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Centro Hípico do Exército e o Club de Regatas Vasco da Gama.
Neste circuito cultural ônibus gratuitos circulam em intervalos regulares por todas essas instituições, que prepararam uma série de atividades especiais para receber o público durante o final de semana.

Confira as atividades do Museu Nacional/UFRJ:

MUSEU E O PARQUE

Nos dias 21 e 22- quinta e sexta-feira, os mediadores da Seção (SAE) irão oferecer visitas mediadas no Projeto ‘O Museu e o Parque’. A visita consiste em um passeio mediado pela Quinta da Boa Vista, identificando arvores e pássaros, além de falar um pouco sobre a historia da chegada dos portugueses: desde os Jesuítas, do Elias, da chegada da família real e a reforma da Quinta e os jardins de Glaziou. Após a visita na área verde do parque convidamos os visitantes para uma visita mediada nas salas das aves do Brasil e etnologia indígena, onde se completa a observação das aves que possivelmente frequentaram esta região tempos atrás, e os utilitários dos nativos elaborados com plantas regionais.

AS AVES BRASILEIRAS E SEUS (en)CANTOS
Na sala de exposição de aves brasileiras iremos propor o reconhecimento de parte da fauna brasileira através de sentidos para além da visão, como o tato e a audição. Com a apresentação de cantos, pios e exemplares taxidermizados de algumas aves, pretendemos estimular os visitantes a descobrirem mais sobre o nicho dos animais expostos, visamos promover um acesso mais amplo (de todos os públicos) ao universo das aves do Brasil indo além da abordagem visual nesta atividade.

brunadiana

 

 

AS PLANTAS E OS USOS INDÍGENAS
Na sala de Etnologia Indígena do Museu Nacional vamos buscar aproximar o público das riquezas naturais e culturais no Brasil, a partir da interação com artefatos indígenas e da articulação destes com plantas, frutas e sementes. Iremos descobrir um pouco mais sobre como os indígenas se utilizam da natureza para obterem seus instrumentos do cotidiano. Através do toque e da observação teremos contato com as principais matérias-primas utilizadas pelos povos indígenas.

Mateus

Folder Turismo Verso_web INTERNET

Folder Turismo Frente_web  - INTERNET

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s