INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 13/02 – IV CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO MUSEU NACIONAL

IV CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES DO MUSEU NACIONAL

(Público-alvo: alunos de graduação de alguns cursos da UFRJ)

Entre os dias 23 e 27/02 e 2 e 6/03, a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (UFRJ) promoverá o IV Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional. Podem se inscrever no mesmo somente alunos dos seguintes cursos de graduação da UFRJ: ciências biológicas, ciências sociais, educação artística, história, história da arte, letras LIBRAS, pedagogia e terapia ocupacional.

O Curso será utilizado como uma etapa do processo seletivo para aqueles interessados em obter uma bolsa para atuar como mediador no MN. A bolsa tem o valor de R$400,00, carga horária de 20h/semana, sendo que parte da carga horária será cumprida com a implementação de atividades junto ao público em alguns finais de semana. Serão disponibilizadas 25 vagas para participação no curso. No caso de haver um número superior de inscritos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate para participação no Curso (considerando a seguinte ordem de importância): interesse em atuar como mediador no Museu Nacional, experiência prévia com mediação, alunos entre o 3° e o 6° períodos.

O principal objetivo do curso é formar mediadores para atuar em museus de ciência, especialmente no Museu Nacional. Outros objetivos do curso são: apresentar o setor educativo do Museu Nacional, seus programas e projetos educativos, caracterizar os museus como espaços de educação, debater acerca do papel dos mediadores nos museus de ciência, promover discussões acerca da acessibilidade em museus; capacitar os mediadores para lidar com a diversidade de públicos, com ênfase nas pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva e no público de visitação programada (relação museu-escola). Ao longo do curso serão também realizadas visitas técnicas às diferentes salas de exposição do Museu Nacional. As mesmas serão conduzidas por professores, curadores e especialistas nos temas abordados pelas exposições.

As atividades serão realizadas no Museu Nacional, no período de 9h às 16h, com carga horária total de 70h. Para receber certificação, será exigida uma frequência superior a 75%. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 13 de fevereiro de 2015, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado abaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s