I ENCONTRO DE EDUCADORES DE ESCOLAS INCLUSIVAS CONSTRÓI PONTE PARA A ACESSIBILIDADE EM MUSEUS

O Museu Nacional , unidade da UFRJ, é a instituição científica de exposição permanente de maior público do Brasil, contudo alguns obstáculos ainda têm de ser superados para um alcance ainda maior e principalmente mais democrático do espaço museal.

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Na última segunda-feira (22/09), a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional promoveu o I Encontro de Educadores de Escolas Especiais e Inclusivas e Educadores de Museus que fez parte da programação da 8ª Primavera de Museus (IBRAM). O encontro teve como principal objetivo pensar a relação museu-escola, propondo a colaboração entre espaços de educação formal não formal para se discutir as especificidades da pessoa com deficiência no espaço museológico.

Pretende-se, também, que o Encontro tenha contribuído para que os educadores possam ter mais subsídios para pensar e propor práticas pedagógicas que possibilitem aos seus alunos a realização de visitas mais prazerosas e bem sucedidas ao Museu Nacional. Acredita-se que, assim, os educadores poderão melhor explorar, de acordo com suas necessidades e de seus alunos, as potencialidades educacionais do museu e as múltiplas possibilidades pedagógicas do acervo em exposição, bem como do acervo das Coleções Didática e Científica e Acessível do setor educativo do MN.

Professores e estudantes ligados à educação inclusiva e especial participaram da programação que foi dividida em dois momentos. Pela manhã, foram apresentadas as questões teóricas acerca da acessibilidade em museus e durante a tarde, os participantes do encontro puderam conhecer a diversidade de objetos que compõe a Coleção Acessível da SAE, apresentados em algumas atividades educativas inclusivas elaboradas pela equipe, dentre elas “Egito”, “Plantas e artefatos Indígenas” e “Aves Brasileiras e seus (em) cantos”. Os participantes puderam, também, conhecer o “Espaço Ciência Acessível”, ocupado pela primeira exposição acessível do MN, “O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos”.

Visando dar continuidade aos debates e às propostas de trabalho iniciadas a Seção de Assistência ao Ensino convida professores de escolas públicas e particulares, regulares, inclusivas e especiais, bem como educadores de museus, estudantes de graduação e professores universitários, para participar do II ENCONTRO DE EDUCADORES DE ESCOLAS ESPECIAIS E INCLUSIVAS E EDUCADORES DE MUSEUS (Pré-Visita), que terá como foco das discussões e das atividades práticas, a preparação de visitas educativas a serem realizadas com grupos de estudantes com alguma deficiência ao Museu Nacional.

A atividade visa possibilitar a troca de ideias entre educadores, com o objetivo de promover a colaboração espaços de educação formal e não formal. O Encontro terá 3h30min de duração e ocorrerá em duas oportunidades, de modo que os educadores possam escolher dia e horário que julgarem mais convenientes. Deste modo, o Encontro será realizado no dia 23/10, entre 8h30min e 12h e no dia 7/11, entre 13h30min e 17h, no Auditório Roquette-Pinto (Museu Nacional).

As inscrições deverão ser feitas por meio de Preenchimento de Formulário Eletrônico, disponível AQUI. As mesmas serão encerradas dois dias antes do Encontro ou quando esgotarem as vagas disponibilizadas (40 para cada dia).

A atividade é gratuita e será promovida a certificação.

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