CULTURA INDÍGENA EM DESTAQUE NO ANIVERSÁRIO DO MUSEU

“Uma árvore lhes basta para o necessário da vida: com folhas se cobrem, com frutos se sustentam, com ramos se armam, com os troncos se abrigam e sobre a casca navegam.” – Padre Antonio Vieira

A riqueza das coleções caracteriza este acervo como um dos mais importantes do país.

A riqueza das coleções caracteriza este acervo como um dos mais importantes do país.

No início eram apenas eles, mas há 514 anos atrás tudo mudou. De lá pra cá, as transformações ocorridas desde o processo colonizador europeu até o desenvolvimento da sociedade industrial atual, contribuíram para que parte significativa da cultura indígena fosse perdida. Apesar disso, hoje a cultura tradicional dessas terras resiste, retomando e aumentando a sua força, embora muitos preconceitos ainda tenham de ser quebrados.

Em 1500, estima-se que na Europa havia 80 milhões de pessoas e na América, 60 milhões. Esses números nos dizem que ao chegarem aqui, os Europeus não estavam encontrando um mundo menor, mas sim um universo tão complexo quanto o que eles deixaram ao embarcarem errantes a rumos desconhecidos.

ETNOLOGIA INDÍGENA BRASILEIRA:

Na sala de Etnologia Indígena do Museu Nacional são expostos objetos que evidenciam as múltiplas esferas da cultura material indígena. As peças mostram a riqueza da cultura indígena e portam diálogos estabelecidos com outras coletividades, com as quais os índios interagiram em contextos históricos distintos.

O acervo abriga milhares de objetos provenientes de diversos grupos situados no território brasileiro. Lá estão objetos de sua cestaria de cerâmica, armas e armadilhas, seus instrumentos musicais e sua arte plumária. A riqueza das coleções caracteriza este acervo como um dos mais importantes do país.

Nos dias 22, 23 e 24, no aniversário do Museu Nacional, a SAE irá trabalhar com a proposta educativa “As plantas e os usos indígenas”, que disponibilizará ao público visitante alguns dos artefatos indígenas elaborados a partir da utilização das plantas. A atividade busca incentivar o público a conhecer um pouco mais das riquezas naturais e culturais do Brasil. Disponibilizaremos plantas, frutas, sementes e artefatos indígenas de modo que os elementos estejam separados por matéria-prima e produtos gerados. Essa é uma grande oportunidade para nos aproximarmos de uma cultura tão rica e ao mesmo tempo ainda tão pouco reconhecida.

Valorizar para preservar! Venha comemorar conosco! A entrada é franca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s