Acessibilidade Cultural – Visitas do Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência – Irajá

Nos dias 16 e 27 de maio, a SAE realizou visitas educativas com usuários do Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência – Irajá (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro) e com seus familiares. O foco da visita se concentrou na exposição acessível “O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos”, que tem como curador o biólogo Dr. Fernando Coreixas de Moraes da SAE. A referida exposição, financiada com recursos da FAPERJ, foi concebida com base em normas, práticas e debates teóricos que permeiam a área da acessibilidade cultural, bem como no reconhecimento e na valorização dos direitos das pessoas com deficiência.

Apesar das várias dificuldades encontradas no Museu Nacional pelas pessoas com deficiência, especialmente no que se refere às barreiras físicas (ausência de rampas, corrimões…), as visitas do CRPD Irajá representaram um saldo positivo para a Seção, ao passo que o contato direto da equipe do setor educativo com esse público vem contribuindo tanto para o aprimoramento da formação dos profissionais que atuam no museu, quanto para a melhoria das ações educacionais e comunicacionais elaboradas pelos mesmos com vistas a promoção da acessibilidade cultural.

A visita realizada no dia 16/05 foi noticiada no site do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS: http://www.cieds.org.br/797,2,o-fundo-do-mar-na-palma-das-maos

 

mariana e menina mariana mariana na expo grupo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s