O Museu Nacional na Praia de Itaipu

 O Museu Nacional foi à Praia

Nos dias 29 e 30 de março, servidores (técnicos e docentes), alunos, bolsistas e colaboradores do MN/UFRJ (Projeto Ilhas do Rio) representaram a instituição no Projeto “Museu Vai à Praia”, organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. O evento é gratuito e tem por objetivo divulgar a ciência ao público que frequenta a praia nos finais de semana de maneira agradável e interativa.

Levamos para a Praia de Itaipu, em Niterói, atividades que tratavam da diversidade biológica da Terra, apresentando detalhes e curiosidades sobre a História Natural do nosso planeta.

Foram apresentados a mais de 1.600 visitantes, exemplares de animais organizados na “Coleção Didática e Científica” da Seção de Assistência ao Ensino do Museu, material que aguça a curiosidade e encanta crianças, jovens e adultos. As pessoas com deficiência visual também puderam participar das ações promovidas, ao passo que foram selecionados objetos da Coleção que podiam ser tocados.

Além disso, fez parte da programação do Museu a já tradicional atividade “Caça aos Meteoritos”, uma divertida brincadeira pelas areias da praia.

Os banhistas tiveram contato com a “Mostra de Paleontologia”, que contou com reconstituições de animais extintos (paleoarte) e exibição de fósseis, bem como puderam participar da atividade “Onde tudo começou”, uma oficina de Educação Patrimonial e Ambiental, pinturas rupestres, artefatos, maquetes, escavação e uma reflexão que vai da Pré-História à História.

Por que saímos do Museu?

O público de visitação espontânea dos museus cariocas, incluindo o Museu Nacional/UFRJ, é composto por uma maioria branca, com altos níveis de escolaridade e renda acima da média de sua população de referência.  O caráter público dos museus está comprometido diante da dificuldade de acesso das classes economicamente desfavorecidas a essas instituições.

Enquanto isso, na praia, há poucos quilômetros do MN/UFRJ, encontramos cidadãos que nunca ouviram falar na instituição e que não costumam frequentar museus, seja devido ao seu baixo capital cultural e/ou poder aquisitivo. As imagens em anexo revelam o grau de envolvimento e interesse do público pelas atividades propostas, bem como o sucesso da iniciativa.

Saímos do Museu para que novos visitantes entrem nele. Vimos trabalhando para que o MN/UFRJ esteja cada mais próximo da comunidade.

Abaixo algumas imagens da participação do Museu Nacional no Projeto “Museu Vai à Praia”.

 

6

C

martha

P

romerito

7

DSC_0356

D

E

12

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s