RETROSPECTIVA SAE 2013

RETROSPECTIVA SAE 2013

O ano de 2013 foi muito produtivo para a SAE! Juntos, servidores, estagiários voluntários, bolsistas e colaboradores, conseguiram implementar muito projetos educativos e realizar várias ações voltadas para os diferentes públicos do Museu Nacional.

Foram realizadas mais de 400 visitas educativas, totalizando mais de 13.000 participantes.

visita_mediada

Estudantes participam de uma visita educativa acompanhados pelos mediadores Jade e Henrique, bolsistas de extensão da SAE.

peterson_egito

Estudantes visitam a Sala de Egito Antigo acompanhados pelo mediador Peterson, estagiário da SAE e estudante do Colégio Pedro II, vinculado ao PIC Jr, convênio entre o MN e a referida instituição de ensino.

Da atividade Diálogos entre Educadores, participaram ao longo do ano, 264 pessoas, dentre professores, guias de turismo e licenciandos de diferentes áreas.

painelII

Professores participam da atividade “Diálogos entre Educadores” com as bolsistas de extensão, Jéssica Brito e Aline Miranda.

Já o Blog da SAE foi visitado por 12.680 pessoas, tendo sido os conteúdos disponibilizados no mesmo alvo de 37.172 visualizações em 2013.

No que diz respeito à Coleção Didática da SAE, foram feitos 66 empréstimos de material, totalizando a saída de 1.081 espécimes da coleção, utilizados, em sua maioria, por professores de escolas particulares (35%), seguidos por professores de escolas públicas (30%).

Em 2013 a SAE teve, ainda, a oportunidade de criar o Espaço Ciência Acessível, que atualmente conta com a exposição O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos. Nesse espaço, pessoas cegas, com baixa visão e cadeirantes, também tem ao alcance das mãos, esponjas, corais, uma tartaruga verde, um Pinguim de Magalhães, dentre outros.

fernando

Alunos do Centro de Estudos de Jovens e Adultos Instituto Benjamin Constant (CEJA-IBC) visitaram a Exposição “O Mar Brasileiro na Ponta dos Dedos”, que tem como curador o biólogo Dr. Fernando Coreixas de Moraes.

A equipe da SAE participou, também, de importantes eventos de popularização da ciência, dentre eles a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/Polo Quinta da Boa Vista, o Museu Vai à Praia, o Aniversário do Museu Nacional, o Turismo Cultural no Bairro Imperial e o Sábado da Ciência Especial – comemoração dos 30 anos do Espaço Ciência Viva. No contexto dos referidos eventos, tivemos a oportunidade de apresentar o MN para cerca de 25.700 pessoas. Especialmente naqueles realizados extra muros, possibilitamos que muitos cidadãos tivessem seu primeiro contato com  esta instituição que caminha para o seu bicentenário.

SNCT 08

Dra. Luciana Witovisk (LAPAV – DGP – MN) participa com a SAE do estande do Museu Nacional na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2013 (Alameda das Sapucaias – Quinta da Boa Vista)

Museu Vai à Praia 2013

Museu Nacional participa do Projeto “O Museu Vai à Praia”, capitaneado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. (Paria de Icaraí, Niterói, 2013)

    Ao longo do ano foram fortalecidas algumas importantes parcerias com profissionais de diferentes museus do Rio de Janeiro. Destacamos a criação do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia – OMCC&T, proposta de trabalho colaborativo multidisciplinar e interinstitucional, visando à criação de uma rede de produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes sobre a área em questão. Participam do mesmo, além do MN, o Museu da Vida (Fiocruz), O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MCTI), Casa da Descoberta (UFF), Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro – Museu do Universo e Museu Aeroespecial.

Ressaltamos, também, a participação da SAE no Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes, capitaneado pelo Núcleo de Extensividade da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Participaram do mesmo, professores e alunos dos 25 Ginásios Experimentais da Rede Pública Municipal de Ensino, bem como o Instituto Moreira Salles, o Centro Cultural Banco do Brasil; o Museu Casa do Pontal, a Casa Daros, o Museu de Arte do Rio e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.

auditorio_01

divertido

abertura_02

O evento de encerramento do Projeto “Escola e Museu…” foi realizado no Horto Botânico do Museu Nacional e contou com a participação de mais de 110 pessoas. Na ocasião, professores, alunos das escolas municipais participantes, bem como seus responsáveis, deram seus depoimentos acerca do Projeto. Participaram, também, membros dos setores educativos de todos os museus envolvidos.

No dia 15 de outubro, a SAE completou 86 anos de existência. A comemoração do 86º Aniversário do primeiro setor educativo de um museu brasileiro se deu no âmbito de uma reunião da Rede de Educadores em Museus do Rio de Janeiro (REM-RJ), realizada no Museu Nacional. Nessa ocasião foi lançado o logotipo do setor educativo, criado pelos mestrandos Igor Rodrigues e Fabiano Castro.

bolo_SAE

Bolo com o logotipo da SAE, lançado no 86° Aniversário da Seção.

Finalizamos este ano satisfeitos com o fato de termos conseguido superar nossas expectativas e metas. Felizes por podermos compartilhar com os colegas do Museu Nacional, educadores de museus e com a sociedade, principalmente, essas vitórias que são de todos nós. Que 2014 seja ainda melhor, ano de muitos encontros felizes e de avanços no que diz respeito à popularização do conhecimento científico, à inclusão sociocultural e ao acesso pleno das pessoas com a deficiência ao mais antigo museu do Brasil. Para isso, CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS! 

 Feliz 2014!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s