O Museu Nacional na SNCT 2013 – Quinta da Boa Vista

O Museu Nacional participou nos dias 25, 26 e 27 de outubro do maior evento de popularização da ciência do país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT (Tenda SESC-Quinta da Boa Vista). O estande da instituição foi visitado por mais de 1.500 pessoas e foram montados e distribuídos ao longo desses dias mais 358 quebra-cabeças.

O tema abordado pelo Museu Nacional foi: “A relação entre os esportes e a produção do conhecimento científico no Museu Nacional”. Nesse contexto, apresentamos ao público que uma importante parte do acervo do Museu Nacional foi coletada por técnicos, alunos, pesquisadores e professores da instituição em situações e ambientes que muitas vezes desafiam os limites do corpo humano, como grandes profundidades, altas montanhas ou baixas temperaturas como aquelas encontradas na Antártica. Buscou-se discutir com os visitantes as seguintes questões: Como é feito esse trabalho de coleta? Qual o preparo físico necessário para a realização dessas atividades? Que equipamentos usar? Como as técnicas de diferentes modalidades esportivas são utilizadas no contexto de estudos científicos?

No estande do Museu Nacional, os visitantes encontraram fósseis, meteoritos, animais conservados em meio líquido da Coleção Didática para Empréstimo da SAE, como lulas, polvos, tubarão, siri, dentre outros. O público também teve acesso a instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas do Museu Nacional em seus trabalhos de campo.

Veja algumas imagens do evento!

SNCT 08

SNCT 07

SNCT 06

SNCT 05

SNCT 04

SNCT 03

SNCT 02

SNCT 01

SNCT 10

SNCT 09

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s