Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT (25, 26 e 27/10) na Quinta da Boa Vista

QUINTA

Nesse lindo cenário, na Alameda das Sapucaias, na Quinta da Boa Vista, o público encontrará, entre os dias 25, 26 e 27 de outubro, das 9h às 18h, uma Tenda de 150m2, e na mesma poderá visitar os estandes de sete instituições: Museu Nacional; FINEP, FIOCRUZ, Casa da Arte de Educar; Fábrica Verde; Pedro II, Museu de Astronomia e Instituto Ciência Hoje.

No estande do Museu Nacional, os visitantes encontrarão fósseis, meteoritos, animais conservados em meio líquido da Coleção Didática para Empréstimo da SAE, como lulas, polvos, tubarão, siri, dentre outros. O público também terá acesso a instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas do Museu Nacional em seus trabalhos de campo.

O tema do estande do Museu é “A relação entre os esportes e a produção do conhecimento científico no Museu Nacional”, considerando que para a realização de pesquisas em algumas áreas do conhecimento científico, como a paleontologia, arqueologia, geologia, biologia marinha, dentre outras, é exigido do/a cientista um bom preparo físico. Muitas vezes, também, é solicitado aos/as mesmos/as, a prática e o domínio de técnicas de diferentes esportes, como mergulho e alpinismo, ou o auxílio e a colaboração de seus praticantes.

Nesse contexto, é interessante destacar que uma importante parte do acervo do Museu Nacional foi coletada por técnicos, alunos, pesquisadores e professores da instituição em situações e ambientes que muitas vezes desafiam os limites do corpo humano, como grandes profundidades, altas montanhas ou baixas temperaturas como aquelas encontradas na Antártica. Diante desse cenário, algumas perguntas parecem pertinentes: Como é feito esse trabalho de coleta? Qual o preparo físico necessário para a realização dessas atividades? Que equipamentos usar? Como as técnicas de diferentes modalidades esportivas são utilizadas no contexto de estudos científicos?

Muitas vezes o público tem a oportunidade de entrar em contato apenas com os produtos da ciência. A nossa proposta consiste em não apresentar somente os produtos, mas também discutir com os visitantes do estande do Museu Nacional sobre o processo de construção do conhecimento científico em diferentes áreas de pesquisa da referida instituição, no que diz respeito às suas relações com atividades físicas e à saúde dos/as cientistas.

 SERVIÇO:

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT

TENDA SESC – QUINTA DA BOA VISTA

ALAMEDA DAS SAPUCAIAS – QUINTA DA BOA VISTA

25, 26 E 27/10 – 9H ÀS 18H – GRÁTIS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s