Projeto Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes

No dia 03 de agosto de 2013, professores, coordenadores/diretores dos Ginásios Experimentais Cariocas e representantes das Gerências de Educação das Coordenadorias Regionais de Educação participaram do primeiro dia de formação de professores do Projeto Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes.
Professores nos Auditório do CCBB

Professores nos Auditório do CCBB

A formação ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil durante toda a manhã. Logo na chega dos participantes todos foram acolhidos pelo Setor Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil, que recebeu o grupo com uma atividade musical coordenada pelo músico Gabriel Sant’Anna, intitulada de “O Cortejo”. Após a recepção calorosa do Setor Educativo, todos foram acomodados no auditório e foram apresentados ao “Projeto Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes” e  seu cronograma de visitas e ações. A culminância do projeto se dará com o fim do circuito de visitas interativas aos Museus e Centros Culturais sendo organizado um seminário, com uma mesa redonda para relato de experiências de três unidades escolares, assim como de um representante dos Museus / Centro Culturais.
Após a apresentação do projeto todos assistiram à palestra “Relações Educativas entre Escola e Museu” realizada pela professora Andréa Costa, representante do Museu Nacional. A palestra teve como objetivo abordar a interrelação entre os temas: História da cidade, Arte e Memória/ Patrimônio, os temas citados foram retirados de um instrumento diagnóstico preenchido pelos professores que participarão do projeto. Em seguida todas as Instituições que participarão do circuito de visitas interativas como o Museu de Arte do Rio, a Casa Daros, o Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Casa do Pontal, Museu Nacional, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Instituto Moreira Salles apresentaram os projetos de seus setores educativos. Todos puderam apreciar um pouco do mais variado trabalho que cada instituição oferecerá aos professores e alunos durante as visitas mediadas.
000
No próximo sábado dia 10 de agosto será realizado o 2º encontro de formação de professores no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Para este 2º encontro será realizada uma oficina com os professores participantes do Projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s