Visita escolar ao Museu Nacional/UFRJ: Iniciação à ciência em 60 minutos

O projeto “Visita escolar ao Museu Nacional/UFRJ: Iniciação à ciência em 60 minutos”, iniciado no ano de 2013, é uma proposta do Coordenador Geral do site do Museu Nacional, Antonio Ricardo Pereira de Andrade, juntamente com a  Seção de Assistência ao Ensino (SAE), com patrocínio da Secretaria de Cultura/RJ.  Essa iniciativa parte da criação de meios de aproximação entre museu e escola visando a contribuição do Museu na constituição da educação não formal.

guia

Material distribuído aos participantes da atividade “Diálogos entre Educadores”

Os frutos dessa união foram a criação de um CD-ROM com o Guia de Visitação ao Museu Nacional (software de apresentação autoexecutável) e uma coletânea com textos, ilustrações e orientações que buscam complementar o referido Guia, facilitando e incentivando as visitas escolares. A divulgação do material citado será realizada a partir do mês de março para todas as escolas de ensino fundamental do Estado (municipais, estaduais e federais).

O guia virtual de visitação ao Museu Nacional criado por bolsistas da área de comunicação visual surgiu a partir da proposta da jornalista Beatriz Coelho Silva. Pretende-se com ele estreitar o espaço do museu e suas exposições com a realidade escolar dando arcabouço teórico e visual à criação de uma proposta de visitação. Constam no CD-ROM um histórico da região e do museu, dedica-se grande parte do material a destrinchar as exposições ressaltando grandes temas como arqueologia, história natural e paleontologia dentre outros. Por fim são disponibilizadas dicas da SAE para um melhor aproveitamento das visitas.

A coletânea de textos desenvolvida pelos educadores que compõem a SAE complementam o guia de visitação virtual abordando aspectos relevantes da relação entre o museu e seus públicos, tangenciando temáticas como a história do paço de São Cristóvão e do Museu Nacional, bem como, a acessibilidade nos espaços do museu. Andréa Fernandes Costa acena para possíveis relações entre a educação escolar e museu, levantando hipóteses e sugerindo as potencialidades dessa relação. Expande-se o olhar do leitor com a síntese feita por Regina Dantas ao revelar o processo histórico desde a chegada da família imperial a mudança do Museu Nacional para Quinta da Boa Vista. Partindo da precariedade de recursos dirigidos a pessoas com deficiência, Guilhermina Guabiraba Ribeiro dedica-se ao estudo dos problemas dos deficientes nas dependências do museu apontando para propostas inclusivas a serem introduzidas na instituição. Por fim numa proposta original e criativa, Andréa Fernandes Costa e os bolsista da SAE propõem um roteiro de visitação indagador e interativo às exposições do Museu Nacional.

Visita mediada com professores

Visita mediada com professores

O projeto viabiliza ainda uma atividade intitulada “Diálogos entre Educadores”, que consite em um encontro com educadores de escolas públicas de diferentes municípios do Rio de Janeiro. Tais encontros incluem discussões acerca da relação Museu-Escola, além de uma visita  mediada às exposições do Museu Nacional. Os encontros serão disponibilizados, no mês de março/2013, podendo os professores indicados optarem por algum dos dias a seguir, no turno da manhã ou da tarde: 12, 19 e 26 (terças-feiras) e 21 e 28 (quintas-feiras). Pela manhã, os encontros terão início às 8:00, estendendo-se até às 12:00. Aqueles realizados à tarde irão desde às 13:00 até às 17:00.

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