Educação Ambiental no Horto Botânico

O projeto “Educação Ambiental no Horto Botânico do Museu Nacional (UFRJ)” é dirigido a estudantes do ensino fundamental e médio, das redes pública e privada de ensino e também a outros grupos organizados que tenham interesse na natureza e em plantas. Por meio de visitas monitoradas e da realização de oficians, pretende-se levar os visitantes, de uma forma agradável e interativa, a refletir sobre questões ambientais, conduzindo-os a uma mentalidade pró-ambiente.

O Horto Botânico do Museu Nacional é uma das poucas áreas verdes do poluído bairro de São Cristóvão e possui uma coleção viva de plantas introduzidas da flora brasileira, entre elas o jatobá, a sapucaia e , também, espécies exóticas como as exuberantes figueiras.

Educação Ambiental no Horto Botânico

As atividades realizadas no projeto serão coordenadas pela professora Cristiana Koschnitzke e pelos biólogos Amanda Soares Miranda e Eduardo Martins de Barros, conduzidas, também, por monitores, alunos de ciências biológicas. Serão realizadas trilhas interpretativas pelo Horto Botânico onde serão destacadas características de algumas espécies de plantas e conjuntamente serão abordados assuntos relativos a educação ambiental. Nas oficinas serão realizadas atividades diferentes, segundo a faixa etária dos visitantes, abordando assuntos, como por exemplo, reciclagem de materiais, tinta de terra e espiral de ervas.

As visitas deverão ser necessariamente agendadas pelo telefone da SAE (2562-6924). As atividades ocorrerão todas as segundas e quartas quintas-feiras de cada mês, de março a novembro, iniciando-se sempre às 9h . o número limite de alunos por dia é 40, e pede-se a presença de um acompanhante para  cada grupo de 10 alunos. No caso de chuva no dia do evento, ou forte chuva com vento no dia anterior, a realização da trilha não ocorrerá e as atividades serão realizadas em sala da Biblioteca do Museu Nacional, com apresentação de filmes didáticos sobre assuntos relacionados à educação ambiental e atividades relacionadas.

SERVIÇO:

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio e demais grupos organizados

Horário: 9h-11h

Capacidade de atendimento: 40 pessoas

Dias disponíveis para agendamento:

ABRIL (11 e 25); MAIO (9 e 23); JUNHO (13 e 27); JULHO (11 e 25); AGOSTO (8 e 22); SETEMBRO (12 e 26); OUTUBRO (10 e 24) e NOVEMBRO (7 e 21)

Para vizualizar fotos e as principais características  de algumas espécies de árvores e palmeiras existentes no Horto Botânico, consulte a homepage:

http://www.museunacional.ufrj.br/hortobotanico/

Para mais informações:

Telefone da SAE: (021) 2562-6924; e-mail da SAE: sae@mn.ufrj.br; e-mail Cristiana Koschnitzke: criskos@mn.ufrj.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s